António Amorim

Presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim, António Amorim nasceu em 1967 e diplomou-se em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), tendo posteriormente concluído os seus estudos de pós-graduação em Gestão de Empresas no INSEAD (França), na Universidade de Columbia (Estados Unidos) e na Universidade de Stanford (Estados Unidos) assim como em Enologia na Universidade de Bordéus. 

Tendo iniciado a sua carreira profissional na Amorim-Investimentos e Participações em 1989, António Amorim foi posteriormente nomeado Administrador Executivo da Amorim Hotéis onde foi responsável pelo lançamento em Portugal dos hotéis Novotel e Íbis, numa joint venture com a Accor, a maior cadeia hoteleira do mundo. Entre 1993 e 1995, foi também o Responsável Operacional da Amorim Imobiliária, entidade promotora dos emblemáticos projetos urbanísticos Torres de Lisboa e Arrábida Shopping.

Em 1996, António Amorim foi nomeado Diretor Geral da Unidade de Negócios Rolhas e cinco anos mais tarde, em Março 2001, tornou-se Presidente e CEO da Corticeira Amorim, ramo industrial do Grupo Amorim, composta por 5 Unidades de Negócios: Matérias-Primas, Rolhas, Revestimentos, Aglomerados Compostos e Isolamentos. Levou a cabo um importante programa de I&D e investimentos, apostando na integração vertical das operações, desde a matéria-prima até ao produto final.

António Amorim foi Presidente da Confederação Europeia da Cortiça entre 2003 e 2010 e, em 2012, terminou o seu terceiro, e último, mandato consecutivo como Presidente da Associação Portuguesa da Cortiça. Sob a sua liderança, a indústria da cortiça experimentou um renascimento nas exportações mundiais, consolidando Portugal como líder mundial indiscutível neste setor.

António Amorim foi agraciado, em Janeiro 2006, com a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial.