Emília O. Vieira

Emília Vieira é Co-Fundadora, Chairman e CEO da Casa de Investimentos, gestora de patrimónios financeiros que segue a filosofia de investimento em valor.

Entre 1995 e 2010, lecionou e prestou consultoria na área da engenharia financeira quantitativa, tendo trabalhado com instituições financeiras de topo em Lisboa, Londres, Paris, Zurique, Madrid, Frankfurt, Istambul, Budapeste, Nova Iorque, Tóquio e Singapura. Durante três anos, trabalhou com o Departamento de Finanças Empresariais da União de Bancos Suíços na avaliação de empresas e na preparação de OPV’s em Londres, Zurique e Nova Iorque. Esteve envolvida na implementação de sistemas avançados de gestão e carteiras de investimento, gestão de risco de mercado de carteiras de derivados, VaR e sistemas de modelização de risco de crédito. O seu trabalho, na modelização estocástica de taxas de juros e sua implementação em grandes bancos em Londres, é altamente considerado.

Foi quadro do Banco Português do Atlântico de 1989 a 1995. Dirigiu, coordenou e lecionou programas de formação financeira avançada no Instituto Mercado de Capitais (IMC) da Bolsa de Derivados do Porto de 1995 a 1997. Ingressou (1997) no corpo docente da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde teve um papel preponderante na criação do Mestrado em Finanças, que dirigiu e lecionou.

É Licenciada em Gestão de Empresas (Universidade do Minho) e Mestre em Finanças (Universidade de Lancaster), onde a sua tese de mestrado, sobre a modelização da curva de rendimentos, foi considerada "Outstanding Piece of Research". É colunista habitual da Revista Forbes e do Jornal Vida Económica. Escreve sobre investimento em valor noutras publicações nacionais.