The Intelligent Investor

The Intelligent Investor

The Intelligent Investor” é, nas palavras de Warren Buffet, o melhor livro sobre investimento alguma vez escrito. Não podemos discordar desta afirmação.

Nesta obra, Benjamin Graham destila o princípio fundamental do Investimento em Valor: comprar activos a preços inferiores ao seu valor intrínseco mantendo sempre uma margem de segurança.

Os capítulos 8 e 20 merecem especial leitura. No capítulo 8, Graham apresenta-nos o Sr. Mercado, uma personagem muito otimista quando tudo corre bem mas que entra em pânico quando surgem más notícias. No fundo, o Sr. Mercado é a personificação das forças que fazem flutuar os mercados: o medo e a ganância.

No capítulo 20, Ben Graham desenvolve o conceito, segundo ele, mais importante do investimento, a margem de segurança – a diferença entre o preço que se paga por um ativo e o seu verdadeiro valor. Quanto maior for essa diferença, maior é a margem de segurança e menor é o risco do investimento.

The Intelligent Investor” é um livro de leitura indispensável para os investidores que desejam preservar e rentabilizar o seu património.