Voltar

Foi perante uma plateia repleta que Emília O. Vieira, chairman e co-fundadora da Casa de Investimentos​, discursou em mais uma edição do ciclo de seminários intitulado CEOTalks@eeg, promovido pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Alumna e membro da Comissão para o Compromisso com a Sociedade da Universidade do Minho, Emília Vieira licenciou-se em Gestão de Empresas na academia minhota e obteve o grau de mestre em Finanças na Universidade de Lancaster.

Num fim de tarde onde deixou claro que “não vai ensinar a ganhar dinheiro”, Emília Vieira abordou as várias dinâmicas da sua empresa - Casa de Investimentos -, captando a atenção de mais de uma centena de alunos presentes.

No âmbito da filosofia de investimento em valor em que baseou o início da sua intervenção, Emília Vieira deixou a recomendação de se começar cedo a fazer investimentos e "de os fazer com um horizonte de médio/longo prazo", lembrando os quatro filtros do investimento enunciados por Warren Buffett. Frisou a necessidade de se fazer um investimento “dentro do círculo de competência”, explicando que “não se tem apetência para investir em todos e qualquer negócio” e referiu-se à importância de garantir “vantagens competitivas duráveis” no investimento feito, frisando que essas mesmas vantagens “geram sempre retorno”. Aludiu ainda a um investimento que deve ser gerido por “pessoas capazes e honestas”, reforçando a ideia de comprar sempre a um “preço sensato” como sendo essencial e determinante para o negócio.

Referindo-se a um “CEO como alocador de capital e de recursos humanos”, a alumna minhota, colunista da revista Forbes, reforçou o pape​l da Casa de Investimentos como agente promotor da literacia financeira através da tradução de "O Livro do investimento em valor" - um livro que a Casa de Investimentos oferece aos seus novos clientes -, a constante colaboração com artigos de opinião na imprensa especializada na área financeira e com a promoção de conferências versadas na temática.

Destacou um CEO como alguém que "deve ter a capacidade para dar condições aos recursos humanos da empresa para melhor servir os clientes", frisando que estes "devem estar no centro do negócio". "O trabalho do CEO é proteger os interesses do acionista, mas primeiro temos de dar uma boa rentabilidade dos clientes", sublinhou a alumna da UMinho que reiterou a necessidade ​de "ser sério e transmitir confiança" ao cliente. "Nunca faria com o dinheiro do cliente algo que não fazia com o meu dinheiro", acrescentou.​

Emília Vieira terminou a sua intervenção incentivando os jovens a "aumentar as suas vantagens competitivas", alertando para a necessidade dos estudantes adquirirem conhecimentos constantes através de leituras e estudo. "Não podem deixar de acreditar", concluiu.​

Experiência profissional "fora de portas"

Emília Vieira conta, no seu percurso profissional, com a colaboração com a Direção Regional de Braga no Banco Português do Atlântico (1989-1995) e com o Departamento de Finanças Empresariais da União de Bancos Suíços (UBS). Entre 1995 e 2008 lecionou e fez consultoria na área da engenharia financeira quantitativa em instituições financeiras de topo em Londres, Paris, Zurique, Madrid, Frankfurt, Singapura, Nova Iorque e Tóquio.

Em 2010 dá-se um marco inolvidável na sua carreira quando fundou, com Pedro Alves e Hugo Roque, a Casa de Investimentos, à qual atualmente preside.

A Casa de Investimentos é a única gestora de patrimónios em Portugal dedicada exclusivamente ao Investimento em Valor.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais