Voltar

Em 2016, a Casa de Investimentos alcançou rentabilidades de 16% para os seus Clientes - líquidas de todas as comissões - e solidificou ganhos acumulados de 102,8% nos últimos 6 anos de atividade.

Mensagem da Chairman & Chief Executive Officer 

Braga, 30 de março de 2017 

A Casa de Investimentos foi fundada com o objetivo de criar riqueza para os seus Clientes, remunerar de forma justa os seus quadros e os seus acionistas, que nesta CASA são também os gestores, ficariam com os resultados que sobrassem.

Desde a sua génese, a informação transparente aos clientes, reguladores e público investidor e a “educação financeira”, dentro e para fora da CASA, foram assumidas como os pilares em que a deveríamos construir: a transparência gera confiança e cria laços de longo prazo e o conhecimento cria competências e prepara-nos para defender melhor os interesses de todas as partes envolvidas. 

No último Relatório e Contas, página 17, disse o seguinte aos nossos Clientes: 

Trabalhamos para merecer a sua confiança. Embora este ano que terminou tenha sido um ano em que não acrescentámos valor, estamos convictos que os investimentos em carteira produzirão melhores resultados que o mercado. Esta nossa convicção resulta de estarmos investidos num conjunto de empresas com rentabilidades nos seus capitais próprios elevadas e que transacionam a 12 vezes os seus resultados, substancialmente abaixo da média do S&P500. 

Aos nossos Clientes, estamos gratos por confiarem na nossa capacidade de julgamento em momentos de grande incerteza como os que vivemos no último ano. Sabemos que nestas alturas ouvem muitas opiniões contrárias às nossas e, mesmo assim, aguentam a volatilidade dos valores em carteira e ajudam-nos a proteger o seu património. 

Agradecemos os reforços das contas e a flexibilidade que nos permitem para continuarmos a colecionar negócios extraordinários e reforçar posições que temos já em carteira e que a qualquer momento podem surgir ao preço a que queremos comprar. Fazem uma diferença muito substancial nas rentabilidades ao longo do tempo. 

Gerimos em Vosso nome e para o Vosso benefício. Gerimos o Vosso dinheiro como gerimos o nosso. O nosso compromisso convosco é para o médio e longo prazo. A filosofia de investimento que praticamos - amiga da criação de valor - e a capacidade de algumas empresas no mundo serem máquinas excecionais de criar riqueza para os seus acionistas, asseguram-nos que, se estivermos no mercado tempo suficiente, seremos largamente recompensados. 

É fundamental estar preparado para ter “assento permanente” no mercado. Há períodos em que se justifica estarmos investidos quase a 100% e há outros em que acumular liquidez nos permite estar preparados para aproveitar oportunidades de valor que possam surgir e que não conseguimos prever. É o que temos feito ao longo destes pouco mais de 6 anos. 

Não fazemos qualquer tentativa de prever o mercado em geral. O nosso esforço é devotado todos os dias a encontrar ativos subavaliados e em atuar como guardiões dos Vossos investimentos. 

Seguramente o mercado fará correções de tempos a tempos. Nestas situações, devem esperar que os vossos patrimónios também cotem preços mais baixos. Não quer isso dizer que a carteira de investimentos VALE menos. O que significa é que nesses momentos, se precisarem do dinheiro, o PREÇO que nos pagam pelos negócios que temos é menor. Procuraremos aproveitar essas ocasiões para comprar muito valor a preços baixos

A Vossa confiança e recomendação que fazem da Casa de Investimentos tem sido um verdadeiro estímulo para fazer melhor todos os dias. Muito obrigada. 

Aos colegas desta CASA deixo um agradecimento pelo empenho, profissionalismo, dedicação e paixão com que os vejo trabalhar todos os dias. Num ano muito difícil, ganhámos 16% líquido de todas as comissões (transação, custódia de títulos, de gestão cobradas por nós e do imposto retido sobre os dividendos recebidos). 

A equipa foi reforçada no início de 2016 com novos quadros que partilham a mesma filosofia de investimento, cultura, valores e prazer em tornar os Clientes mais ricos. Tem sido um prazer enorme trabalhar convosco. Obrigada.

Os acionistas, onde me incluo, têm reinvestido todos os lucros obtidos desde a fundação da CASA, num esforço permanente de melhorar os seus recursos humanos, técnicos e de sistemas, consolidando um capital humano e de conhecimento que está ao dispor dos nossos clientes. A equipa continuará a ser reforçada para que o nosso crescimento seja sustentado e as competências ampliadas.

Há cerca de dois anos apresentámos ao regulador o pedido de registo para obtenção da licença como sociedade gestora de fundos. Esperamos em breve ter esta aprovação. O nosso objetivo é permitir à poupança mais pequena uma estratégia de valor.


O facto de sermos os donos e os gestores do negócio permite-nos focar a estratégia de crescimento no longo prazo e elimina os conflitos de interesse de que fala a Teoria de Agência e o sistema financeiro é fértil, com tantas camadas de gestores, consultores e outros, que vão sendo os verdadeiros beneficiários do dinheiro dos seus clientes.

O Capital Social da Casa de Investimentos passa agora de 500 mil euros para 1 Milhão de euros. Este é um sinal claro a clientes, a reguladores e colaboradores, de que estamos a trabalhar para o longo prazo. Sabemos que a confiança e o respeito dos nossos Clientes, colaboradores, reguladores e público em geral se conquista todos os dias. Asseguro-vos que estamos devotados a fazê-lo. 

Termino esta carta com o compromisso de que não nos desviaremos do caminho traçado há quase 10 anos, quando estabelecemos os princípios orientadores desta CASA. Os interesses dos nossos Clientes serão sempre colocados em primeiro lugar. 

Tem sido um privilégio e um orgulho trabalhar nesta CASA. Trabalhamos todos os dias para que os nossos Clientes sejam Clientes antigos. 

Com consideração, apresento os melhores cumprimentos,

Emília Oliveira Vieira 

Chairman & Chief Executive Officer