Faqs

Método de Investimento

Na gestão e alocação de activos, a Casa de Investimentos segue a filosofia de Investimento em Valor, introduzida nos anos 30 pelos professores Benjamin Graham e David Dodd e popularizada por um dos maiores investidores de todos os tempos, Warren Buffett. Este é o método de investimento que produz melhores retornos, e mais consistentes, a médio e longo prazo. O Investimento em Valor entende o investimento em ações como um investimento racional em negócios que devem ser cuidadosamente avaliados e acompanhados. Investir em Valor é comprar bons ativos a preços substancialmente inferiores ao que realmente valem, ou seja, a desconto do seu valor intrínseco. O valor intrínseco deve ser determinado através de um método de análise fundamental exaustiva, baseado na avaliação das contas de resultados e balanços das empresas.

Esta resposta foi útil?

No longo prazo, as ações são o ativo que melhor preserva e remunera o capital investido. Uma análise das rentabilidades das várias classes de ativos para o mercado americano desde 1926 revela que a taxa inflação anual foi de 3,0%, as obrigações de curto prazo do Estado Americano renderam 3,6% ao ano e as de longo prazo renderam 5,5%. A rentabilidade anualizada das ações foi de 9,9%, pelo que claramente foram o ativo que melhor conservou e rentabilizou o capital.

Esta resposta foi útil?

Aqueles que o praticaram consistentemente ao longo da sua carreira encontram-se entre os que obtiveram melhores rentabilidades, nos últimos 100 anos. Tem por base uma filosofia simples, de fácil compreensão e assente no bom senso. Uma vez que exige concentração, disciplina e análise detalhada e fundamentada das oportunidades, permite tirar proveito da volatilidade/irracionalidade dos mercados, ao invés de ser comandado por ela. A baixa rotação dos investimentos feitos assegura custos mais baixos. Todos estes fatores combinam-se para concluir que esta é a única forma segura e racional de investir o seu capital.

Esta resposta foi útil?

O maior risco em que um investidor incorre é o de perda permanente de capital. Consideramos que a volatilidade do preço de uma ação é um fraco indicador de risco, pelo facto de estar exposto a oscilações não relacionadas com o valor intrínseco do seu negócio.

Esta resposta foi útil?

Procuramos identificar boas oportunidades em geografias que permitam minimizar a exposição a riscos políticos, sociais e económicos. Deste modo, é de esperar que a grande maioria dos investimentos seja feito em regiões desenvolvidas, com especial relevância dada à América do Norte e Europa.

Esta resposta foi útil?

A Casa de Investimentos não utiliza instrumentos derivados nem contas alavancadas para efetuar os seus investimentos. Consideramos que estes acrescentam um fator de risco adicional de perda permanente de capital.

Esta resposta foi útil?

A Casa de Investimentos procura identificar oportunidades de investimento que se materializem a prazo. No curto prazo os mercados podem ser caprichosos, subavaliando ou sobreavaliando ativos com base nas circunstâncias do momento. Contudo, no médio e longo prazo, os preços dos ativos tendem a refletir o seu real valor. Deste modo, o método de investimento implica pouca rotação dos investimentos, procurando concentrar-se na geração de valor a prazo.

Esta resposta foi útil?

Em todos os investimentos que faz, a Casa de Investimentos procura obter uma margem de segurança, ou seja, um desconto confortável em relação ao valor justo do ativo que lhe permita proteger o capital investido de perdas permanentes e potenciando a sua rentabilidade futura. Esta margem de segurança é normalmente obtida quando existem fatores de curto prazo que deprimem o preço dos ativos. Neste sentido, podem ser questões que afectam a economia em geral, o setor de atividade da empresa, ou fatores específicos da própria empresa.

Esta resposta foi útil?

A Casa de Investimentos venderá uma posição se o preço do ativo refletir o seu valor justo; existir uma oportunidade de investimento substancialmente melhor; os fundamentos do investimento se deterioram ou novos riscos surgem que afetam a estimativa do valor justo e reduzem a sua margem de segurança.

Esta resposta foi útil?

A Casa de Investimentos mantém um processo contínuo de deteção e seleção das melhores oportunidades de investimento a cada momento, de acordo com o contexto de mercado. Tendo em conta a carteira do cliente no momento, a aplicação dos valores resultantes de uma venda será realizada no sentido de aproveitar as melhores oportunidades de investimento disponíveis, mantendo o grau de diversificação da carteira.

Esta resposta foi útil?