Voltar
Autoria
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu

Investir em bolsa é algo que todas as pessoas devem considerar quando estão a planear onde vão colocar as suas poupanças. Está comprovado que historicamente as ações são os ativos que oferecem os melhores retornos a longo prazo. Mas para que assim seja é preciso manter a disciplina do investimento e resistir a seguir a multidão em momentos de maior instabilidade.

A bolsa de valores não mais é do que uma “montra” onde as empresas colocam parte do seu capital para se financiarem, dando oportunidade às pessoas para comprarem uma fatia do seu negócio (ações) e ganharem direito a receber uma fatia dos seus lucros. 

Antes de investir tem que sentir-se confortável com o risco e estar consciente que poderá haver volatilidade. Ou seja, o valor do seu dinheiro poderá oscilar ao longo do tempo e estar, até, momentaneamente a perder. Daí ser tão importante o foco no longo prazo. Apenas mantendo o capital investido por um longo período – nunca inferior a cinco anos – poderá reduzir o risco e maximizar o potencial para obter retornos.

Vai precisar do dinheiro? Então não invista

Outro aspeto a ter em conta antes de investir em bolsa é o seu perfil de risco e os seus objetivos. Apenas deve investir em ações uma parte do seu dinheiro e nunca aplicar poupanças às quais terá que recorrer para uma emergência ou no espaço de um ou dois anos.

Já se tem um objetivo para alcançar dentro de alguns anos, ou quer tirar parte do seu dinheiro para rentabilizar acima de outras soluções mais conservadoras, como os depósitos, a bolsa é uma excelente alternativa.

Investir em bolsa implica, porém, ter conhecimentos elevados sobre o mercado de capitais e sobre os seus riscos. Portanto, a forma mais fácil de o fazer é recorrer a um fundo que invista em ações.

O Casa Global Value PPR, o produto gerido pela Casa de Investimentos, permite-lhe, por um lado, investir em bolsa – produto investe todo o património em ações – e, por outro, beneficiar de uma tributação sobre os ganhos reduzida, o que representa uma enorme vantagem face a outros produtos financeiros ou ao investimento direto em bolsa, onde a taxa de IRS aplicada sobre os rendimentos é de 28%.

Escolher bons negócios

Para selecionar as melhores empresas é preciso analisar os fundamentais do negócio. Indicadores como o retorno nos capitais investidos, o crescimento das receitas, balanços fortes e a capacidade de geração de cash flow são alguns dos elementos que a Casa de Investimentos utiliza na sua análise para selecionar negócios considerados excecionais para a carteira.

Caso as empresas tenham qualidade e estejam a negociar a valores atrativos, mesmo que o mercado atravesse períodos mais conturbados, a história mostra que, a longo prazo, a variação da cotação das ações tende a seguir a sua capacidade de entregar resultados.

Ignorar o ruído

Mesmo tratando-se de companhias com negócios sólidos e capacidade de geração de resultados, as ações poderão não ser poupadas em determinados momentos de correção nos mercados. Manter as emoções controladas é, por isso, fundamental, para evitar vender “à pressa” com perdas.

Tentar adivinhar se as ações vão subir ou descer  tem-se revelado um erro, na medida em que os investidores não conseguem “acertar” o momento certo para comprar e para vender. Segundo um estudo divulgado pelo JPMorgan, o investidor que permaneceu investido no S&P 500 (o maior índice de ações mundial) entre 2001 e 2020 conseguiu um retorno de 7,5% ao ano. 

Já os que decidiram vender em diferentes momentos de tempo acabaram por perder as 10 maiores subidas e ganharam 3,4% ao ano, menos de metade de quem permaneceu no mercado.

Investimento mínimo de 1.000 euros

Se realmente está disponível para investir em bolsa, pode fazê-lo a partir de pequenos montantes. O PPR Save & Grow by Casa de Investimentos tem um investimento mínimo de 1.000 euros e pode tratar da abertura de conta totalmente online. 

Caso já tenha um PPR noutra instituição financeira pode também transferi-lo para o produto da CASA sem custos e perda de benefícios.

O PPR apresenta uma valorização acumulada de cerca de 20% desde o seu lançamento, em outubro de 2020, uma das melhores rendibilidades no mercado.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais