Voltar

Introdução ao artigo publicado pela consultora Mckinsey & Company em 30 de março de 2020

Covid-19: Implicações para os negócios

O surto de coronavírus é antes de mais uma tragédia humana, que afeta centenas de milhares de pessoas. Está também a ter um impacto crescente na economia global. Este artigo tem o objetivo de fornecer aos líderes empresariais uma perspetiva do evoluir da situação e as implicações para as suas empresas. O surto dissemina-se rapidamente e algumas das perspetivas poderão rapidamente tornar-se datadas. Este artigo reflete as nossas perspetivas em 30 de março de 2020. O artigo será atualizado regularmente à medida que o surto de desenvolve

As nossas perspetivas mais recentes sobre a pandemia do coronavírus

A pandemia continua a expandir-se. Mais de 175 países e territórios registaram casos confirmados de COVID-19, a doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). O crescimento dos casos acelerou para mais 735 mil casos e mais de 35 mil mortes, em 30 de março. Algumas geografias têm uma mão cheia de casos, outras com transmissão comunitária têm algumas centenas e aquelas com transmissão alargada e descontrolada têm dezenas de milhares. Os governos lançaram medidas económicas e de saúde pública sem precedentes. A situação evolui diariamente.

Nesta nota, oferecemos as nossas observações e conclusões mais recentes, começando por cinco fatores epidemiológicos prováveis que determinarão em larga medida os contornos da pandemia no próximo ano. Sumariamos, de seguida, dois novos artigos concebidos para ajudar os executivos a liderar durante a crise. Em “Beyond Coronavirus: The path to the next normal”, alinhamos cinco períodos temporais para ajudar os líderes a organizar o seu pensamento e respostas. E em “Safeguarding our lives and our livelihoods: The imperative of our time”, explicamos como os negócios e a sociedade podem e devem encarar ambas esferas de ação, imediatamente. Estes e muitos outros estão disponíveis na nossa coleção de artigos sobre o coronavírus. Concluímos com uma curta lista de áreas em que os executivos deverão concentrar a sua atenção e pensamento.

Ler artigo completo


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais