Autoria
Jason Zweig
Jason Zweig

Excertos de artigo publicado originalmente no “The Wall Street Journal” em 17 julho 2020.

De 1720 à Tesla, o "FOMO" Nunca Dorme

A bolha da Companhia dos Mares do Sul é a história clássica de uma mania de investimentos. Os investidores hoje são mais sábios?

[…]

Trezentos anos atrás, uma das maiores manias da história financeira estava no auge. No verão de 1720, as ações da South Sea Co. e outras ações importantes atingiram níveis máximos de todos os tempos, enquanto os especuladores perseguiam lucros instantâneos. Desde então, esse surto repentino de negociação de ações é conhecido como "a bolha da Companhia dos Mares do Sul". Ainda mais rápido do que cheio, explodiu - e deixou-nos lições sobre a natureza humana que ainda são válidas hoje.

[…]

As perdas foram devastadoras porque a especulação havia sido muito popular. O rei Jorge I, metade dos membros do Parlamento, Sir Isaac Newton, o poeta Alexander Pope e inúmeros comerciantes e comerciantes especularam na Companhia dos Mares do Sul e em outras empresas. Todos foram absorvidos por uma perfeita tempestade magnética: o rápido advento dos jornais, empréstimos prontos a juros baixos e narrativas emocionantes sobre inovação tecnológica. Acima de tudo, havia o eterno desejo humano de fazer parte da multidão, ou o que hoje chamaríamos de FOMO (Fear Of Missing Out), medo de ficar de fora.

[…]

As novas tecnologias de media - jornais em 1720, rádio na década de 1920, internet nos anos 90, aplicativos de media social e smartphone hoje em dia - são “o substrato cultural no qual uma mania pode crescer”, diz William Deringer, historiador financeiro do MIT. À medida que se espalha que “toda a gente” está a fazer algo, pode ser difícil alguém resistir à adesão. Os seres humanos têm uma profunda necessidade de pertencer a um grupo. Investir em algo popular faz-nos sentir populares.

[…]

A imitação também nem sempre é irracional. Ajudou os nossos antepassados a economizar trabalho mental e físico e a se adaptarem mais rapidamente às mudanças nos ambientes, diz William Bernstein, neurologista e autor do próximo livro "The Delusions of Crowds". Ver muitos outros investirem em algo envia um poderoso, embora muitas vezes impreciso, sinal de que pode ser uma boa ideia. Isso pode fundir-se rapidamente numa narrativa, na qual a nossa imaginação nos transporta rapidamente para diferentes lugares e épocas. ("Ficarei rico como eles.") Uma boa história, como escreveu o poeta Samuel Taylor Coleridge, desencadeia automaticamente uma "suspensão voluntária da descrença no momento".

[…]

Hoje, os investidores são pouco mais sábios. Somente no ano passado, os fundos privados avaliaram a WeWork, empresa de partilha de escritórios que alegou que "elevaria a consciência do mundo", em $47.000 milhões. Mais tarde, a avaliação foi reduzida em cerca de 80%. A bolha da Companhia dos Mares do Sul tinha muitos críticos na época. Mas a conformidade é uma força poderosa que pode neutralizar a gravidade por mais tempo do que os céticos costumam esperar. Bolhas não são racionais nem irracionais; elas são profundamente humanas e sempre estarão connosco.


Para ler o artigo completo na versão original: link.  

Créditos foto: Marc Sendra Martorell via Unsplash


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais