Voltar
Autoria
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu

Qual é a melhor altura para investir? Três em cada quatro anos, o mercado de ações sobe. Como não se consegue antecipar quando as cotações vão fixar mínimos, a melhor forma de gerir o risco é investir de forma regular e com disciplina, o chamado “dollar cost averaging”.

O custo médio do dólar é uma estratégia de investimento que tem como objetivo manter um investimento regular, de modo a reforçar a aplicação em vários momentos, e com vários preços, o que atenua as flutuações do mercado na carteira e reduz o risco.

Mais do que investir quando o valor das cotações sobe ou desce importa aplicar regularmente – pode ser todos os meses ou a cada trimestre – um determinado montante.

Ao ignorar a evolução diária dos preços, o investidor consegue focar-se no longo prazo e ver o seu património crescer, beneficiando dos reforços e do poder do juro composto. Isto é, dos juros sobre juros, uma vez que os ganhos vão sempre acumulando ao capital.

Vantagens do “dollar cost averaging”

  • Criar bons hábitos de investimento. Ao fixar um valor para investir de forma regular, o investidor vai resistir à tentação de gastar o dinheiro noutras coisas. Caso prefira pode fazer contribuições automáticas, para evitar esquecimentos e manter-se fiel ao seu plano. No PPR Save & Grow são permitidos reforços a partir de 100 euros por mês. Mas quem não consiga poupar 100 euros todos os meses pode fazer reforços bi-mensais ou trimestrais. O importante é a regularidade e a disciplina.

 

  • Aproveitar oportunidades de investimento. Tentar fazer market timing do mercado é um exercício quase impossível. Mas, com esta estratégia, os investidores conseguem aproveitar oportunidades de recuperação do mercado, uma vez que vão entrando quando os preços negoceiam em diferentes preços. Vários estudos mostram que quem deixou de investir em momentos mais turbulentos falhou a recuperação do mercado, períodos que tendem a corresponder às maiores subidas.

 

  • Impedir as emoções de levarem a melhor. Os vieses comportamentais influenciam a tomada de decisões de investimento. A maioria dos investidores não lida bem com momentos de correção e tende a adiar decisões de investimento, entrando no mercado, muitas vezes, quando este já subiu demasiado e vendendo depois na primeira crise. Ao fixar um valor de investimento e a regularidade dessa poupança, o investidor irá lidar melhor com estas oscilações, uma vez que estará a investir em vários momentos (de subida e de descida).

O “dollar cost averaging” ignora o market timing, focando-se na disciplina do investimento. Mantendo-se fiel ao plano, o investidor vai ver o valor da sua poupança crescer, por via de reforços e da capitalização de juros.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais