Voltar

O INVESTIMENTO EM CONHECIMENTO PAGA SEMPRE O MELHOR DIVIDENDO

" Benjamin Franklin "

O Livro do investimento comportamental, by James Montier

Um guia detalhado para superar as armadilhas psicológicas encontradas com mais frequência no investimento. Vieses, emoção e excesso de confiança são apenas três das muitas características comportamentais que podem levar os investidores a perder dinheiro ou obter retornos mais baixos. As finanças comportamentais, que reconhecem que existe um elemento psicológico em todas as tomadas de decisão do investidor, podem ajudá-lo a superar esse obstáculo.

N’ “O Livro do investimento Comportamental”, traduzido na Biblioteca da Casa, o especialista James Montier apresenta alguns dos desafios comportamentais mais importantes enfrentados pelos investidores. Montier revela as barreiras psicológicas mais comuns, mostrando claramente como a emoção, o excesso de confiança e uma infinidade de outras características comportamentais podem afetar a tomada de decisão de investimento.

O livro apresenta maneiras comprovadas de identificar e evitar as armadilhas dos vieses do investidor, indica como aprender com os nossos erros de investimento em vez de repeti-los e explora os princípios comportamentais que permitirão que o leitor tenha sucesso como investidor. 

The Psychology of Money, by Morgan Housel

Lidar com o dinheiro tem mais a ver com a forma como nos comportamos do que com aquilo que sabemos. E este comportamento é muito difícil de ensinar, mesmo a pessoas realmente inteligentes.

O dinheiro - investimentos, finanças pessoais e decisões de negócios - é ensinado como algo baseado na matemática, onde os dados e as fórmulas nos dizem exatamente o que fazer. Mas, no mundo real, as pessoas não tomam decisões financeiras com base no Excel. Tomam-nas à mesa de jantar ou numa sala de reuniões, onde a história pessoal, a sua visão única do mundo, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.

Em “The Psychology of Money”, Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram as formas peculiares como as pessoas pensam sobre dinheiro e ajuda-nos a compreender melhor um dos tópicos mais importantes das nossas vidas. 

The 100-Year Life: Living and Working in an Age of Longevity, by Lynda Gratton & Andrew Scott 

A esperança média de vida tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Mas, como será viver até aos 100 anos? Até que idade vamos ter que trabalhar e quanto vamos ter que poupar para viver mais 20 ou 30 anos para lá da reforma? Estas são algumas das questões que Linda Gratton & Andrew Scott exploram em The 100-Year Life.

Perante uma realidade na qual as pessoas vivem cada vez mais, com pressão crescente para os esquemas de pensões, o livro é um apelo à ação por parte de indivíduos, governos e empresas, desafiando as várias entidades a pensar uma sociedade diferente daquela que marcou as últimas gerações, com outras necessidades.

Se viver 100 anos pode ser maravilhoso, pode ser igualmente um desafio. Tudo depende da forma como nos vamos preparar para viver um século.

The Little Book That Builds Wealth by Pat Dorsey

Investir no mercado acionista qualquer um pode investir, mas nem todos têm a capacidade para analisar o que serão as empresas com potencial para valorizar no longo prazo. Em The Little Book That Builds Wealth, Pat Dorsey explica quais as características que se devem identificar num negócio para eleger uma empresa para um carteira de longo prazo.

O segredo, segundo Dorsey, está nas vantagens competitivas ou fossos económicos. Tal como os fossos protegiam os castelos na Idade Medieval, as empresas devem ter vantagens competitivas que lhes permitam proteger os seus retornos de capital da concorrência.

Identificar empresas com estas vantagens competitivas, com uma gestão capaz de criar e manter estes fossos económicos, que estejam a negociar em valores atrativos é o primeiro passo para encontrar bons investimentos a longo prazo.

Other People’s Money, by John Kay

Numa crítica ao setor financeiro, Other People’s Money John Kay traça uma imagem de ostentação da indústria, a qual diz estar cada vez mais desfasada da economia real.

Entre Wall Street, em Nova Iorque, e a City, em Londres, o economista constata que o que salta à vista são grandes edifícios modernos com logos de nomes de grandes bancos. “Mas o que é que esta gente faz?”, questiona Kay. E responde: “Negoceiam uns com os outros”.

Financiar o crescimento da economia deixou de ser a principal atividade do setor, que se dedica agora a “trocar pedaços de papel” com outras instituições financeiras, por vezes cortando o papel em diferentes formatos em nome da “inovação”, nota o autor, num livro onde orienta o leitor com uma visão crítica àquilo que é hoje a atividade da banca.

The money game by Adam Smith

The Money Game foi escrito numa altura em que os mercados acionistas fervilhavam, em finais da década de 1960. Com o “bull market” a chegar ao fim, George Goodman, sob o pseudónimo Adam Smith, partilha com o leitor uma série de histórias com base em jogos de pessoas com o dinheiro e os mercados.

O livro é um retrato de como as emoções toldam as decisões dos investidores, levando a melhor à razão. Dominadas pela emoção, erro, mitos e irracionalidade, as histórias revelam a natureza dos investidores.

Um livro que mostra a importância de manter o foco e evitar seguir a “manada”, com base naquilo que são acontecimentos de curto prazo.

The Company I Keep, by Leonard Lauder

The Company I Keep: My Life In Beauty é uma história de vida. Nesta obra Leonard A. Lauder partilha as lições de vida e de liderança à frente da empresa que a mãe fundou em 1946 e que acabou por tornar-se um império de milhões de dólares.

Neste livro de memórias, Leonard Lauder transporta o leitor pela sua vida, a qual está interligada à história da própria empresa criada pela sua família: Estée Lauder. A companhia de produtos de beleza – uma das maiores do mundo – começou por vender apenas alguns produtos para ser uma multinacional com presença em mais de 150 países.

Mas o percurso para chegar ao que hoje é a Estée Lauder não se fez sem alguns percalços. A empresa teve de lidar com a Grande Depressão e o período pós-guerra, assim como os desafios atuais. “Esta é a nossa história. É a história da transformação de uma família, da criação de uma empresa, de um mundo em mudança, e da minha própria jornada pessoal”, escreve Lauder.

The Bezos Blueprint by Carmine Gallo

Se está à espera de ler a história da Amazon neste livro, não é isso que vai encontrar. The Bezos Blueprint é uma espécie de bíblia da comunicação para todos os líderes que procuram perceber como Jeff Bezos, o criador da Amazon, conseguiu implementar uma estratégia que ajudou a tirar da garagem a empresa, tornando-a uma das maiores companhias do mundo.

Em 2004, Bezos revolucionou a forma de comunicação da empresa, ao pedir a todos os colaboradores que deixassem de utilizar o powerpoint, a tecnologia de ponta à data. Em vez disso, as ideias deveriam ser comunicadas com pitchs e uma linguagem simples, percetível para qualquer pessoa.

Carmine Gallo estudou todas as cartas escritas pelo dono da Amazon e mostra como Bezos reinventou a forma com os líderes escrevem, falam e motivam equipas e clientes. Um guia de comunicação para qualquer um.

The Everything Store by Brad Stone

“Somos as nossas escolhas”, disse Jeff Bezos, o fundador da Amazon, num discurso em 2010. E Bezos fez a sua escolha muitos anos antes, quando decidiu deixar o seu trabalho como analista em Wall Street para criar aquilo que viria a tornar-se uma das maiores empresas do mundo, e uma das poucas a superar a marca do bilião de dólares em valor de mercado.

The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon transporta o leitor pela evolução do negócio da Amazon. Aquilo que começou por ser um negócio de venda de livros online, que nasceu numa garagem em Seattle, transformou-se e tornou-se o que Bezos idealizou como The everything Store, ou a loja que vende tudo.

O que começou por ser um sonho, tornou-se realidade. A determinação de Jeff Bezos mudou a forma como todos nós vivemos as nossas vidas e alterou para sempre o conceito de compras.

Siga outras sugestões de leitura em https://www.casadeinvestimentos.pt/pt/media/leitura


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais