Voltar

Reprodução de artigo originalmente publicado no blogue da EfConsulting e da autoria de António Nogueira da Costa, CEO da consultora:

O desenvolvimento dos negócios é influenciado pelas famílias empresárias, quando estas exercem a sua influência sobre os decisores acionistas ou gestores da empresa familiar.

Este exercício do poder de influência reflete a importância de envolver a família nas decisões com perspetivas de longo prazo.

O estudo “Global family business survey 2019” desenvolvido pela Deloitte, em 2019, questionou os participantes relativamente ao acordo da família empresária quanto ao desenvolvimento do negócio nos próximos 10 a 20 anos, tendo-se verificado que:

  • 30% de acordo,
  • 48% parcialmente de acordo,
  • 14% discorda,
  • 8% não sabe.

Estes dados refletem o envolvimento da família, total ou parcelar (78%), na aprovação das linhas de orientação a muito longo prazo, pelo que se deveria regular a existência da família empresária e a sua forma de atuação. Na atualidade, o processo de desenvolvimento de um protocolo familiar é o mais adequado para definir este reconhecimento e a operativa que defina a sua atuação.

Grupo Ferreira Martins tem a sua génese em 1974 e na atividade do setor das madeiras, iniciada pelo seu fundador, José Joaquim Ferreira Martins, na Póvoa de Lanhoso.

A integração dos filhos/as potenciou crescimentos significativos e a diversificação dos negócios, permitindo caminhar na constituição de um grupo empresarial sólido.

A 2ª geração tem vindo a impulsionar a capacidade criativa e a profissionalização dos investimentos:

  • a partir de 2006 o imobiliário que estava no âmbito particular e de empresas foi transferido para fundos imobiliários com distintos fins: o GFM Rendimento com imóveis destinados à habitação, serviços, comércio e indústria numa ótica de geração de rendas, e o GFM Património com perspetivas de valorização no longo prazo;
  • em 2019 surgiu a GFM Capital, assumindo-se como uma solução duplamente inovadora em Portugal: é a primeira sociedade de investimento de capital fixo autogerida – as decisões de investimento são dos administradores – e a precursora desta tipologia que investe exclusivamente em Bolsa.

Assumir na GFM Capital o objetivo de obter um rendimento médio anual de 10%, num horizonte de 50 anos, só mesmo com o apoio da família nesta visão de tão longo prazo.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais