Voltar
Autoria
Joshua M. Brown
Joshua M. Brown

Originalmente publicado por Joshua M. Brown, no seu blog, The Reformed Broker, em 15 de abril de 2021

Cinco Superpoderes

Ao longo dos anos, observei alguns superpoderes nos negócios e nos investimentos. Eis alguns deles, em nenhuma ordem particular de importância. Estes superpoderes são todos importantes. Ninguém os tem em igual medida, mas a maioria das pessoas bem-sucedidas que conheci possuem um pouco de cada um deles:

Contenção

Curiosidade

Criatividade

Paciência

Coragem

O leitor tem alguma destas características? Elas são mais importantes do que a inteligência, porque, a determinado nível na nossa carreira, estamos já rodeados de pessoas inteligentes.  

Contenção

Outra forma de dizer disciplina. Sempre me ensinaram que ter disciplina significa pôr de lado o que queremos AGORA para conseguir o que MAIS desejamos. Debato-me com isto diariamente. A contenção é um superpoder. Um tipo que conheço tem uma fantasia. No dia em que se reformar, vai pegar na lista de todas as pessoas que o prejudicaram, pessoal ou profissionalmente (que compilou ao longo dos anos), vai ter com eles para acertar as contas, sem consequências para o negócio dele. Eu perguntei, “Queres dizer, como um roteiro de vinganças?” Ele respondeu, “Sim, faço um mapa e visito-os a todos para lhes dar o que eles merecem”. Perguntei, “Mas já pensaste que até essa altura, com todos os teus objetivos alcançados, já não vais estar zangado?” Ele declara solenemente, “Não estás a compreender, quanto mais tempo passa, mais me quero vingar. Não vai ser bonito.” Acho que me consigo identificar com isto, e ter esta fantasia talvez seja o que ele precisa para praticar a contenção.

Curiosidade

Há pessoas que acordam de manhã e fortalecem o seu estado mental garantindo a si próprios que sabem tudo aquilo que precisam para enfrentar o dia. Até posso compreender que isto seja útil no curto prazo, mas não consigo imaginar que, a longo prazo, seja saudável. É bom ter acesso a outros pontos de vista. É ainda melhor atualizar deliberadamente esses outros pontos de vistas e fazer muitas perguntas.

Criatividade

Consegue imaginar como as coisas poderão ser um dia e não se prender em demasia a como são hoje? Reed Hastings compreendeu que enviar DVDs pelo correio no início da era da internet era apenas um estado de coisas temporário, ainda que necessário. Ele sabia que chegaria um momento em o streaming pela web se tornaria viável. Isto exige imaginação. As ferramentas que estão hoje disponíveis para nós evoluem rapidamente, e isto abre novas possibilidades para melhorar tudo o que estamos a fazer - mas nunca estamos exatamente no ponto exato. Há sempre uma próxima coisa, mas temos que ser capaz de a imaginar antes que ela surja. Entretanto, temos que improvisar com o que está hoje disponível, enquanto que esperamos que as novas possibilidades cheguem. Isto exige que sejamos curiosos. Que mais existe no horizonte? Que mais posso aprender para estar pronto?

Paciência

Outro superpoder com que me debato. No entanto, todas as pessoas que admiro parecem ter esta característica em doses colossais. Semelhante à contenção, mas que exige um tipo diferente de autocontrolo. Um autocontrolo mais duradouro que nos acompanha nos períodos de crescimento lento, nos períodos sem crescimento e nos contratempos. A maior parte das histórias de sucesso que encontramos envolveu longos períodos de espera, esperança e luta longe das luzes da ribalta. Na era moderna, estamos rodeados por histórias do que parece ser um sucesso da noite para o dia, pessoas que se tornam milionárias numa questão de meses e anos, em vez de décadas. É extremamente frustrante assistir a isto se nós próprios não estamos a progredir. Esta é a fonte da maior parte da amargura e da maldade nas redes sociais. É difícil ser paciente quando parece que mais ninguém tem que seguir as mesmas regras. Temos que nos lembrar de que a nossa hora vai chegar, desde que persistamos e continuemos a construir após cada pequena vitória menor e desde que aprendamos as lições de cada derrota temporária. Obviamente, é mais fácil falar do que fazer.

Coragem

Descobri que é melhor nem pensar nisto. A coragem romperá a superfície quando mais for necessária. Chegará um momento em que temos que fazer alguma coisa, apesar de saber que isso pode ferir-nos, tornar-nos impopulares ou fazer-nos sentir dor e castigo. Isto pode ter a ver com defender alguém que é amigo ou aliado. Isto pode significar tomar uma decisão de negócios que vai enfurecer algumas pessoas não conseguem ver as coisas da sua perspetiva. Isto pode significar enfrentar um agressor apesar de saber que não sairá do confronto sem alguns cortes e hematomas. Não se questione se é ou não suficientemente corajoso para fazer isto – questione-se se é ou não a coisa certa a fazer. Pergunte a si mesmo como se sentiria se o momento passasse e não tivesse feito o que devia. E então a coragem surgirá para o apoiar. Se as intenções são puras e está disposto a seguir em frente, a coragem fluirá naturalmente dessa justiça como se fosse uma fonte.

Não é suficiente ter Restrição, Curiosidade, Criatividade, Paciência e Coragem – devemos colocar ativamente estas qualidades em uso, regularmente, para que elas se tornem realmente superpoderes. Se o fizermos, olharemos para trás, para os momentos transformadores das nossas carreiras e perceberemos que esses superpoderes estavam sempre lá, mesmo antes de saber que os tínhamos realmente sob o nosso controlo.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais