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A Inditex é a maior marca de retalho de roupa do mundo. É a dona de várias marcas bem conhecidas: Zara, Bershka, Stradivarius, Massimo Dutti e Oysho, que geram 32 mil milhões de euros de vendas anuais.

A Inditex opera um modelo de negócio verticalmente integrado, o que lhe permite produzir roupa de elevada qualidade mais depressa, e a um custo inferior do que a concorrência. A Inditex consegue desenhar, produzir e enviar produtos para as suas lojas em menos de três semanas. A sua base de produção e os seus fornecedores estão localizados muito perto dos seus centros de design, em Portugal, Espanha e Marrocos permitindo às equipas de gestão um maior controlo sobre a qualidade do produto e tempos de produção mais rápidos.

A Inditex utiliza um sistema de gestão de inventário unificado graças às etiquetas RFID (Radio Frequency Identification - Identificação por Frequência de Rádio), que permitem o rastreamento do inventário em tempo real em todas as áreas do negócio. Este feedback rápido assegura que a Inditex está a produzir aquilo que o consumidor está a comprar e permite-lhe ajustar a produção em tempo real. A produção de pequenos lotes permite à Inditex lançar novos artigos muito frequentemente, reduzindo o risco de inventário não vendido. Desta forma, e apesar de serem vistas como marcas de moda rápida, as marcas da Inditex não estão expostas ao risco de moda.

Investimento nas capacidades omnicanal

A operação de e-commerce da Inditex aproveita as suas lojas como locais de entrega oferecendo uma experiência digital perfeitamente integrada com uma experiência de entrega mais rápida. Os inventários das lojas são frequentemente utilizados para responder às encomendas online, o que aumenta a eficiência das suas operações.

Os investimentos no desenvolvimento das capacidades online significaram que a Inditex estava bem preparada para lidar com os confinamentos da covid-19. As vendas online alcançaram os 32% do total de receitas do grupo em 2020. Embora a procura pelas compras online, por parte dos consumidores, se tenha moderado, espera-se que o e-commerce se mantenha uma parte importante do negócio da Inditex.

Na nossa opinião, a rede de lojas físicas da Inditex tem o potencial para fortalecer o seu fosso competitivo num mundo cada vez mais digital. As lojas atuam como um valioso canal de aquisição low cost para os seus serviços digitais, permitindo à Inditex gastar quantias ínfimas em marketing. Atuam também como locais de entrega ou devolução, oferecendo aos clientes uma experiência de compra rápida e altamente conveniente. No fim de contas, os consumidores ainda desejam ver e experimentar as roupas fisicamente. Uma experiência de retalho online/offline perfeitamente integrada permite responder às necessidades dos consumidores com base nas suas preferências pessoais.

Otimização das lojas impulsiona ganhos de produtividade

Como parte da sua transformação digital, a Inditex embarcou num ambicioso programa de racionalização das suas lojas. Ao longo dos últimos 4 anos, reduziu o número de lojas em 22%, encerrando mais de 1600 lojas.

A empresa está também a aumentar o tamanho das suas lojas, que atuam como modernas montras para as coleções da empresa e, simultaneamente, suportam as operações de e-commerce. Desde 2019, o tamanho médio das lojas aumentou 13%.

Ao longo deste período, a Inditex melhorou materialmente a eficiência da sua base de lojas. As vendas por metro quadrado subiram 16% desde 2019, demonstrando que a Inditex vende mais artigos em cada uma das suas lojas.

Por fim, os resultados da Inditex mostram uma recuperação material dos efeitos da pandemia, com o crescimento das vendas, no primeiro trimestre do ano fiscal de 2023, 28% acima dos níveis de 2019, apesar de operar com menos 22% de lojas.

Modelo de negócio lucrativo

A Inditex opera um modelo de negócio altamente lucrativo. Em 2022, a empresa reportou uma margem de lucro bruta de 57% e uma margem EBITDA de 26,3%, uma das mais elevadas na indústria da moda de retalho. O negócio gera bastante dinheiro e tem uma sólida folha de balanço sem dívida.

A Inditex é uma posição "core" nos portfólios da Casa de Investimentos. Na nossa opinião, a combinação de capacidades digitais e a sua pegada de lojas offline reforçam a posição competitiva da Inditex num ambiente de retalho altamente fragmentado.

Veja aqui o episódio d' O Investidor Inteligente sobre a Inditex, com Pamela Macedo, analista sénior da Casa de Investimentos O Investidor Inteligente 3ª Temporada EP3: O que faz da Inditex um bom investimento? - YouTube


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