Voltar

1 – O que distingue o PPR da Casa de Investimentos?

Investimos 100% em ações, seguindo a filosofia de investimento em valor.

O propósito do fundo é a segurança do capital e conquistar ganhos de poder de compra a longo prazo. 

Investimos em negócios com fundamentos económicos excecionais, e procuramos comprá-los quando transacionam a desconto do seu valor intrínseco, a margem de segurança que nos permite minimizar o risco e potenciar os retornos a prazo. A orientação de longo prazo é essencial e a paciência é largamente recompensada. Gerimos em nome dos nossos Clientes e para seu benefício. Cultivamos a transparência e o conhecimento como elementos criadores de relações de confiança. Em cada momento, os investidores do fundo sabem no que estão investidos e porquê.

A estratégia é – em linha com o que fazem as famílias mais ricas do mundo – investir num número limitado de empresas globais que consideramos extraordinárias e que tenham demonstrado, de forma consistente, capacidade de produzir retornos acima da média nos capitais investidos e libertar elevados níveis de cash-flows. Procuramos investir em: 

  • empresas cujos negócios percebemos bem e tenham capacidade de crescimento,
  • grandes marcas mundiais com vantagens competitivas difíceis de replicar, balanços sólidos e capacidade de reinvestir lucros a taxas de rentabilidade elevadas,
  • equipas de gestão capazes, com provas dadas a alocar capital, com foco na criação de riqueza para os acionistas e com participação acionista na empresa,
  • procuramos comprar quando transacionam a preços sensatos.

Acreditamos que 20 a 30 empresas de grande qualidade, com capacidade de crescimento no mercado global e nas quais também investimos as nossas poupanças, permitirão um retorno muito satisfatório a longo prazo. Seguimos a mesma estratégia para a gestão de grandes patrimónios.

Muitos têm grande capacidade de poupar e acumular valores em contas bancárias ou produtos que hoje não têm rendimento e, nalguns casos, têm riscos consideráveis. A questão que se coloca é a seguinte:

Prefere emprestar o seu dinheiro a um banco (depósitos bancários), emprestá-lo a empresas ou governos com integridade duvidosa (obrigações de empresas ou países), se quiser ter algum rendimento, ou investir esse dinheiro nalguns dos melhores e mais reputados negócios do mundo e participar no seu sucesso?

As empresas em que investimos beneficiam de boas perspetivas de crescimento, têm balanços sólidos como uma fortaleza, e baixos níveis de dívida. Se pensar desta forma e ignorar a variação da cotação diária, só existe uma resposta lógica.

A maior vantagem que podemos ter no investimento é o foco no longo prazo. O tempo é o melhor aliado dos negócios cuja qualidade, definida por quatro pilares:

  • o histórico da empresa,
  • a força do seu balanço,
  • a forma como é gerida 
  • e cujas perspetivas futuras mostrem capacidade da empresa de gerar crescimento no volume de negócios, nas margens de lucro e nos cash flows.

Uma vez identificados estes negócios, só precisamos de os comprar a preços sensatos. Estes são os verdadeiros investimentos em valor.

A margem de segurança é-nos garantida pela qualidade da empresa, pela sua capacidade de aumentar os lucros no futuro e pelo facto de sermos disciplinados e aproveitarmos para comprar quando estão a desconto.

Estas empresas terão boas performances em momentos de expansão e terão grande capacidade de resiliência nas recessões ou crises económicas.

 

2 – Qual o valor mínimo para abertura de conta PPR Save & Grow e como posso ser Cliente?

O valor mínimo para a subscrição inicial é 1.000 euros, e também pode ser realizado por transferência (parcial ou integral) de PPRs detidos noutra instituição. Reforços subsequentes têm o mínimo de 100 euros. Os reforços não são obrigatórios nem exigem periodicidade definida.

3 – Qual a rentabilidade do PPR Save & Grow e como posso acompanhar a evolução do fundo e do meu investimento?

A rentabilidade atualizada do fundo PPR Save & Grow está disponível aqui

4 – Quais são os benefícios fiscais do PPR Save & Grow?

Tributação de Mais Valias no momento do resgate:

Dedução máxima à coleta pelas contribuições efetuadas em cada ano:

5 – Que custos e comissões tem o PPR Save & Grow?

Comissão de subscrição                     0%

Comissão de resgate após 1.º ano      0%

Comissão de resgate no 1.º ano         2%*

*A comissão de resgate reverte a favor dos participantes do fundo, não a favor da Casa de Investimentos.

Taxa de Encargos Correntes

Comissão de gestão                         1,50%

Outros encargos                              0,23%

Total                                                    1,73%

6 – Posso resgatar os valores investidos e acumulados no fundo, a qualquer momento? Em que condições?

O fundo investe em ações de grandes empresas mundiais, que transacionam em mercados organizados e têm muita liquidez diária. Por isso, o fundo tem liquidez permanente. 

Os valores estão sempre disponíveis para resgate, à cotação da Unidade de Participação, seja ao abrigo ou não das condições definidas na Lei.

Caso o valor subscrito não tenha completado um ano de permanência no fundo, será cobrada comissão de resgate de 2%, que reverte a favor, não da gestora, mas sim dos participantes do fundo.

No caso de o reembolso solicitado determinar um valor de carteira inferior a 1.000 euros, isso implicará, automaticamente, a conversão do reembolso parcial em total.

7 – As mais-valias do PPR Save & Grow são consideradas no apuramento anual de rendimentos de mais-valias?

De acordo com a legislação atualmente em vigor, o resgate e respetivas mais-valias são de declaração facultativa, uma vez que as mesmas são alvo de retenção na fonte por taxa liberatória no momento do reembolso.

Assim, se pretender que as mesmas sejam consideradas, deve optar pelo seu englobamento.

Esta resposta não pretende substituir a consulta a um especialista em direito fiscal.

8 – Posso abrir uma conta fundo PPR para os meus filhos (ou outro menor)?

Sim. Iniciar o investimento a longo prazo desde tenra idade é a melhor forma de conquistar uma verdadeira independência financeira para o futuro − como poderá constatar através do Simulador de Independência Financeira.

A subscrição do PPR Save & Grow é individual (por NIF). Porém, o titular pode incluir na sua conta um ou mais Representantes Legais (com poderes de movimentação da conta).

A conta pode ser titulada por um menor com intervenção de um dos pais (ou ambos) como Representante Legal, que terá a exclusividade dos poderes de movimentação da conta até que o titular atinja a maioridade. Não existe idade mínima do menor.

Para a abertura de conta só é necessário apresentar o cartão de cidadão do menor.

9 – Tenho um PPR noutra entidade financeira. Posso transferi-lo para a Casa de Investimentos?

Sim, pode transferir qualquer PPR (fundo ou seguro, de capital garantido ou não), integral ou parcialmente, com a grande vantagem de manter a antiguidade das subscrições já efetuadas e os benefícios fiscais associados. 

Esta transferência pode ser solicitada aquando da abertura de conta fundo PPR e a qualquer momento na Área de Cliente no portal Save & Grow. 

É simples, diligenciado por nós e sem qualquer custo da nossa parte. De acordo com a Lei está previsto um prazo máximo de resposta de 10 dias úteis por parte da sociedade gestora de origem. Tratando-se de um PPR com capital garantido, e apenas neste caso, a outra sociedade gestora poderá cobrar até 0,5% do valor transferido.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais