Voltar
Autoria
Ted Lamade
Ted Lamade

Publicação original no blog Collaborative Fund em 3 de janeiro de 2022

Seja Curioso

Na primeira temporada de Ted Lasso, série de comédia da Apple TV+, há uma cena fantástica em que o antagonista da série, Rupert Mannion, desafia Lasso para um jogo de dardos. Depois de o ver a fazer alguns maus lançamentos, Mannion está convencido que a vitória está no bolso. Mannion parece estar prestes a vencer, porque Lasso precisa de dois “triplos 20” e um “bullseye” nos seus três lançamentos finais. Então, imediatamente antes de lançar seus dardos, Lasso dirige-se a Mannion e diz no seu sotaque do sul:

“Sabes Rupert, a minha vida inteira fui subestimado. Isso costumava incomodar-me muito, mas certo dia estava a levar o meu filho para a escola e vi uma frase de Walt Whitman pintada numa parede que dizia: ‘Seja curioso, não julgue’. Gostei daquela frase. Todos aqueles que me menosprezaram, nenhum era curioso. Achavam que sabiam tudo. “Julgaram” tudo e todos. E aí percebi que o facto de eles me subestimarem não tinha nada a ver com isso... porque se eles fossem curiosos, eles teriam feito perguntas. Perguntas tais como: “Jogas muitos dardos, Ted?”, e eu teria respondido: “Sim, senhor. Todos os domingos à tarde num bar de desportos com o meu pai, dos 10 aos 16 anos, até ele falecer”.

Ted faz os três lançamentos e vence o jogo (se tiver um minuto, veja a cena no YouTube). Resumindo, o antagonista foi enganado porque não era suficientemente curioso. Fez julgamentos com base em suposições incorretas e não fez as perguntas certas.

Ser curioso é uma das qualidades mais subestimadas da vida. É a admissão de que não sabemos tudo. Isto significa que estamos dispostos a ouvir e a aprender. Mais importante, esta atitude muitas vezes diferencia o bom do ótimo.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais