Voltar
Autoria
Gary Mishuris
Gary Mishuris

Publicado originalmente em 18 de outubro de 2021

O Mercado das Histórias

Dia após dia, víamos os preços das ações das nossas empresas a cair. O valor de mercado do nosso portfólio caía lentamente. Nenhuma notícia fundamental. Apenas um gota a gota constante de preços mais baixos no mercado de ações.

Sendo um veterano de duas décadas no investimento, já vi uma ou duas coisas no mercado. Comecei como investidor profissional alguns meses antes do 11 de setembro de 2001. O bear market que se seguiu ao crash das dot.com foi minha primeira prova de fogo como investidor. Lembro-me de estar sentado uma sala de reuniões com outros analistas, a tentar adivinhar onde e quando o S&P 500 chegaria ao fundo do poço.

Envergonho-me agora do quão fútil foi esse exercício e do custo de oportunidade em termos de caça a pechinchas que paguei por desperdiçar o meu tempo dessa forma. Esta é a verdade - foi o que fiz há duas décadas. Não me orgulho do meu comportamento, mas aprendi com esse erro e cresci como investidor.

Esta experiência ajudou-me a enfrentar a queda do mercado de 2008-2009. Identifiquei muitas pechinchas e comprei títulos muito baratos. Provavelmente não tantos quanto poderia, pois no fundo da minha mente estava o pensamento de "e se esta crise financeira sem precedentes for realmente diferente?" No geral, saí-me bem e mantive o equilíbrio no meu temperamento. Tenho a certeza que perdi alguns investimentos devido ao excesso de cautela, mas também ignorei as ações financeiras que pareciam realmente baratas e que vários investidores em valor lendários estavam a comprar desalmadamente. Não precisam de me dizer o desfecho.

Tendo investido em dois crashes, o crash provocado pelo COVID em 2020 foi muito mais fácil. A conversa do "sem precedentes" isto e "sem precedentes" aquilo não me desviou do meu trabalho de agir racionalmente, e fui capaz de investir nalguns negócios incríveis. As minhas experiências formativas anteriores (e erros) permitiram-me fazer muito melhor desta vez. A experiência, aprendida de forma adequada, é muito importante para investir.

Por que estou a partilhar tudo isto? O que quero dizer é que vivi em primeira mão uma ampla variedade de ambientes de mercado e estudei a história de muitos outros. E, no entanto, esta queda na maioria das ações da carteira era intrigante. Não foi precedido por algum choque de mercado ou por desenvolvimentos negativos específicos das empresas. Estava a acontecer num vácuo completo de explicações plausíveis.

Simultaneamente, as ações que já estavam a cotar no limite (ou para além) da racionalidade continuavam a subir. Novamente, nenhuma notícia real. Eles estavam a flutuar para cima, tão constante e inevitavelmente quanto as nossas ações estavam a cair.

E então um pensamento atingiu-me. Havia uma explicação. Temos uma variedade de empresas chatas e ricas em cashflows no portfólio. O preço de mercado delas implica uma visão muito pessimista do seu futuro - um declínio substancial nos cashflows em relação aos níveis atuais, que a minha análise me leva a acreditar que não é justificado pelos factos. No entanto, falta-lhes uma característica importante e que hoje é muito valorizada pelo mercado: uma história!

As histórias, no entanto, abundam entre as empresas cujas ações estão a subir. Histórias sobre como os seus negócios atuais crescerão a taxas astronómicas durante muitos anos. Histórias sobre como criarão novas avenidas de negócio no futuro. Histórias sobre como os seus CEOs são lendários.

Portanto, o padrão recente parece ser bastante simples. Se a empresa tem uma história empolgante sobre um futuro promissor, as pessoas fazem subir as ações. Outras pessoas reparam nisso, ficam entusiasmadas com a história e fazem mais do mesmo.

Por outro lado, se uma empresa não tem uma história empolgante, as pessoas abandonam as suas ações. Não importa o quão barato estejam ou quão desvalorizadas face ao seu valor intrínseco. Se estava barata quando transacionava a sete vezes o free cashflow, por que motivo não está barata a seis vezes? Ou cinco? Continua a ser apenas uma empresa chata, sem uma boa história.

Podemo-nos interrogar por que motivo isto não vai durar para sempre e o que fará com que as coisas mudem. Deixem-me assegurar-vos que tudo o que sei sobre o investimento sugere que isto também passará, como tantos excessos do mercado no passado. O que não sei dizer é quando. Pode durar semanas, meses ou talvez anos. No entanto, desde que as equipes de gestão dos nossos investimentos façam coisas inteligentes com os cashflows que as nossas empresas estão a gerar, as nossas ações deverão aumentar em valor com o tempo.

Visto que tão poucas coisas no investimento são verdadeiramente novas, talvez seja apropriado terminar com uma citação de Benjamin Graham:

“O risco real no investimento é medido não pela percentagem da queda do preço de uma ação em relação ao mercado geral num determinado período, mas pelo perigo da perda de lucros devido a mudanças económicas ou à deterioração na gestão.”

É assim que estou a gastar uma boa parte do meu tempo – a certificar-me que as minhas teses de investimento são sólidas, e que as administrações estão a alocar os cashflows das empresas de uma forma que aumenta o valor intrínseco. O investimento em valor é por vezes doloroso, o que impede a grande maioria dos investidores de utilizar essa abordagem. Uma das minhas maiores vantagens é o temperamento para permanecer racional independentemente do que esteja a acontecer no mercado, e continuar a tomar decisões com base na relação entre o preço e o valor. Isto é o que fiz no passado e é o que farei daqui para frente, não importa o quanto dure o mercado das histórias.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais