Voltar
Autoria
Warren Buffett
Warren Buffett

Publicado originalmente na revista Fortune a 20 de maio de 2013

Warren Buffett aposta nas mulheres

Na enchente de palavras recentemente escritas sobre as mulheres e o trabalho, um ponto relacionado, e muito significante, parece-me ter sido negligenciado. Tem a ver com o futuro da América, acerca do qual – eis uma opinião familiar da minha parte – sou um otimista encartado. Eis outra opinião da minha parte: as mulheres são uma das principais razões pelas quais teremos tanto sucesso.

Comecemos pelo facto de que o progresso do nosso país deste 1776 tem sido fenomenal, inédito no nosso planeta. O nosso “molho” secreto é um sistema político e económico que liberta, de forma extraordinária, o potencial humano. O resultado é que os americanos de hoje beneficiam de uma abundância de bens e serviços com os quais ninguém sonharia apenas há alguns séculos.

Mas isto não é tudo – bem, é cerca de metade. A América forjou o seu sucesso utilizando apenas metade do talento do país. Ao longo da maior parte da nossa história, as mulheres – quaisquer que fossem as suas capacidades – foram relegadas para os bastidores. Só muito recentemente começamos a corrigir este problema.

Apesar da afirmação inspiradora de que “todos os homens são criados iguais, constante na Declaração da Independência, a supremacia masculina depressa ficou gravada na Constituição. No Artigo II, que lida com a Presidência, os 39 delegados que assinaram o documento – todos homens, naturalmente – utilizaram repetidamente pronomes masculinos. No póquer, isto chama-se “um sinal”.

Finalmente, 133 anos mais tarde, em 1920, os Estados Unidos suavizaram a sua discriminação contra as mulheres, com a 19ª Emenda, que lhes deu o direito ao voto. Essa lei, no entanto, pouco mexeu com as atitudes e comportamentos. Após isto, 33 homens foram nomeados para o Supremo Tribunal, antes de Sarah Day O’Connor ser nomeada – 61 anos depois da Emenda ter sido ratificada. Para aqueles que gostam de números, a probabilidade daquela procissão de homens ter ocorrido naturalmente é de uma em mais de oito biliões.

Quando se questionava a ausência de nomeações femininas, a resposta tipo ao longo desses 61 anos foi simplesmente “não há candidatas qualificadas.” O eleitorado tinha uma posição semelhante. Quando o meu pai foi eleito para o Congresso, em 1942, apenas oito dos seus 434 colegas eram mulheres. Uma única mulher sentava-se no Senado, Margaret Chase Smith do Maine.

A resistência por parte dos poderosos é natural quando a mudança colide com os seus interesses. Negócios, política e, sim, religião oferecem inúmeros exemplos desse comportamento defensivo. No final de contas, quem quer duplicar a concorrência pelos lugares de topo?

Mas um inimigo ainda maior da mudança poderá ser a atitude entranhada daqueles que não conseguem simplesmente imaginar um mundo diferente daquele em que cresceram. O que aconteceu na minha própria família é um exemplo. Tenho duas irmãs. Todos nós éramos vistos, pelos nossos pais e professores, como possuindo igual inteligência – alguns testes de QI confirmaram a nossa igualdade. Durante muito tempo, as minhas irmãs tinham um QI social muito superior ao meu (não fomos testados para isso, mas, acreditem em mim, as provas são esmagadoras).

Desde o momento que emergi do útero da minha mãe, as minhas possibilidades foram muito maiores que as das minhas irmãs, porque eu era um rapaz! E as minhas irmãs, inteligentes, sociáveis e atraentes, não o eram.

Os meus pais amavam-nos da mesma forma, e os nossos professores davam-nos notas semelhantes. Mas a cada oportunidade, diziam às minhas irmãs – mais por sinais que palavras – que o sucesso para elas seria “casarem bem”. Eu, entretanto, ouvia que as oportunidades do mundo estavam à minha mercê.

O meu chão tornou-se o tecto para as minhas irmãs – e ninguém pensou em destruir este padrão, até Há poupas décadas. Agora, felizmente, as barreiras estruturais para as mulheres estão a ruir.

No entanto, um obstáculo mantém-se. Demasiadas mulheres continuam a auto impor-se limitações, convencendo-se a si próprias a desistir de atingir todo o seu potencial. Aqui, também, tenho experiência em primeira mão.

De entre as mulheres brilhantes que conheci, destaco a já falecida Katherine Graham, durante muito tempo a acionista principal e CEO do Washington Post (WPO). Kay sabia que era inteligente, mas ele sofreu uma lavagem ao cérebro – não gosto desta expressão, mas é adequada – da sua mãe, do marido e de não sei mais quem que a convenceu que os homens eram superiores, especialmente nos negócios.

Quando o seu marido faleceu, foi do interesse de alguns homens que a rodeavam convencer Kay que os seus sentimentos de inadequação eram justificados. As pressões a que a submeteram foram uma tortura. Felizmente, para além de ser inteligente, Kay tinha força interior. E ignorou as vozes barítonas que a tentavam convencer a entregar-lhas a sua herança.

Conheci Kay em 1973 e rapidamente conclui que ela era uma pessoa de carácter e capacidades pouco usuais. Mas as dúvidas relativas ao seu género continuavam lá. O seu cérebro sabia a verdade, mas aquela vozinha interior não se calava, “os homens sabem mais sobre gerir um negócios do que tu alguma vez saberás.”

Disse a Kay que tinha de destruir o espelho que lhe colocaram à frente e que distorcia a sua imagem e encarar a realidade. “Vai chegar à conclusão que a Kay é uma mulher que consegue enfrentar qualquer um, homem ou mulher”.

Gostaria de reclamar algum crédito pelo sucesso desta campanha. As provas estão do meu lado: as ações do Washington Post subiram mais de 4000% - 40 vezes – durante os 18 anos em que Kay esteve à frente do jornal. Depois de se reformar, venceu um Pulitzer pela sua soberba autobiografia. Mas a sua insegurança mantinha-se, testamento de quão profundamente se pode entranhar a semente da dúvida, mesmo numa mente brilhante.

As mulheres não devem esquecer que é muito comum que muitos homens, aparentemente poderosos e confiantes, tenham dentro de si um pouco de Feiticeiro de Oz. Afastando as cortinas, descobre-se com frequência que não são afinal super-homens (perguntem às mulheres deles!).

Portanto, camaradas homens, o que ganhamos nós com isto? Porque nos devemos preocupar se as barreiras que ainda restam às mulheres são desmanteladas? Deixemos de lado o facto que eu acredito que o lado ético é suficientemente forte. Olhemos, ainda assim, para o nosso próprio interesse.

Nenhum gestor opera as suas fábricas a 80% de eficiência quando podem ser dados passos para aumentar a produção. E nenhum CEO quer os colaboradores masculinos subutilizados quando uma melhoria na formação ou nas condições de trabalho impulsionaria a produtividade. Dê, então, o passo seguinte: se ajudar a componente masculina da sua força de trabalho resulta em tão óbvios benefícios, porque razão não desejaria incluir a sua contraparte?

Quanto mais rentabilizar os talentos de todos os seus cidadãos, maior será o output de bens e serviços da América. Já testemunhamos o que pode ser conseguido quando utilizamos apenas 50% da nossa capacidade humana. Se conseguir visualizar o que 100% podem fazer, juntar-se-á a mim como um otimista entusiasta no futuro da América.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais