Voltar
Autoria
Ben Carlson
Ben Carlson

Artigo publicado originalmente no blog "A Wealth of Common Sense" da autoria de Ben Carlson

20 lições de 20 anos a gerir dinheiro

Entrei na força de trabalho em 2005.

Isto significa que já trabalho no mundo dos investimentos há quase 20 anos.

Quanto mais tempo passo neste mundo, mais coisas há para aprender, mas eis algumas coisas que eu já aprendi:

1. A nossa experiência enforma a nossa perceção de risco. A capacidade e necessidade de assumir riscos deve ter como base a etapa em que nos encontramos na vida, o horizonte temporal, circunstâncias financeiras e objetivos.

Mas o desejo de correr riscos é frequentemente mais forte, dependendo das experiências de vida. Quem trabalhou na Enron ou Lehman Brothers ou AIG ou investiu com Madoff, viu o seu apetite pelo risco alterado para sempre.

2. A Inteligência não garante o sucesso no investimento. Warren Buffett escreveu, “Investir não é um jogo onde o tipo com um QI de 160 bate o tipo com um QI de 130. Desde que possua uma inteligência normal, o que necessita é do temperamento para controlar os impulsos que metem muitas pessoas em sarilhos”.

Já conheci pessoas altamente qualificadas que são investidores terríveis. Não conseguem controlar as suas emoções porque os seus graus académicos os tornam excessivamente confiantes nas suas capacidades.

A inteligência emocional é o verdadeiro sinal de sagacidade no investimento.

3. Ninguém vive a vida no longo prazo. Os retornos de longo prazo são os únicos que importam, mas temos de sobreviver uma série de “curtos-prazos” para lá chegar.

A boa estratégia que conseguimos manter nesses “curtos-prazos” mais complicados é preferível à estratégia perfeita que é abandonada ao primeiro sinal de turbulência.

4. A única questão – de um cliente – que importa é: “Vou ficar bem?” Cada situação é única porque cada pessoa tem o seu próprio conjunto de medos e desejos.

A resposta que todos procuramos é, no entanto, a mesma: digam-me que tudo vai ficar bem.

5. Nunca foi tão fácil, ou tão difícil, “investir e esquecer”. Os investidores nunca tiveram à sua disposição tantas ferramentas para automatizar investimentos, reforços periódicos, alocações, rebalanceamentos e reinvestimento de dividendos.

Mas também nunca houve tantas tentações para ajustar, aqui e ali, o portfólio com novos produtos de investimento, fundos, plataformas com comissões zero e oportunidades de negócio.

A cada dia que passa, é mais difícil evitar o novo fruto proibido.

6. Os ricos detestam mais pagar impostos do que gostam de ganhar mais dinheiro. Estou a brincar, mas quanto mais dinheiro as pessoas têm, mais procuram formas de evitar pagar impostos.

7. Ficar rico do dia para a noite é uma maldição, não é uma bênção. Estou convencido que as pessoas que constroem a riqueza lentamente ao longo da sua carreira estão mais bem equipadas para lidar com o dinheiro do que aquelas que o ganham de um dia para o outro.

8. Investir é difícil. Ironicamente, chegar a esta conclusão, torna o investir mais fácil.

9. Os maiores riscos são sempre os mesmos…, mas ligeiramente diferentes. O próximo risco é raramente o mesmo que o anterior porque os ambientes de investimento são diferentes.

Por outro lado, os maiores erros que os investidores cometem são frequentemente os mesmos – tentar adivinhar o mercado, viés da recência, ter medo quando os outros têm medo e ser ganancioso quando os outros são gananciosos e investir em modas.

O mercado é diferente, mas a natureza humana é constante.

10. O mercado não se importa com o quão espertos somos. Não há nenhum alfa que premeie o grau de dificuldade no investimento.

Esforçar-se mais não garante mais lucros.

11. Um produto não é um portfólio e um portfólio não é um plano. Quanto mais tempo trabalho nesta indústria, mais me convenço que as finanças pessoais e o planeamento financeiro são pré-requisitos essenciais para ter sucesso no investimento.

12. Pensar de mais pode ser tão debilitante como pensar de menos. Investir envolve uma irredutível incerteza sobre o futuro.

Temos de ficar confortáveis em tomar decisões com informação imperfeita.

13. O risco de carreira explica a maior parte das decisões irracionais no negócio dos investimentos. Acontece muita coisa que não faz sentido no negócio dos investimentos. A maior parte destas coisas pode ser explicada pelos incentivos.

14. O portfólio perfeito não existe. O melhor portfólio é aquele a que nos conseguimos manter fiéis em qualquer situação. Não é o portfólio mais otimizado por fórmulas patetas ou folhas de cálculo supercomplexas.

15. São as nossas emoções que estão viciadas, não é o mercado. O mercado de ações é uma das últimas instituições respeitáveis que restam. Não está viciado contra nós ou outra pessoa qualquer.

Os Illuminati não estão escondidos, à espera de nos enganar. No entanto, se não as soubermos controlar, as nossas emoções poderão consegui-lo.

16. Experiência não é o mesmo que perícia. Só porque se faz alguma coisa há muito tempo não significa que se é um perito nessa coisa.

Conheço muitos investidores com muita experiência que estão constantemente a travar a “última guerra” em seu próprio prejuízo.

Quantas pessoas que “previram” o crash de 2008 falharam completamente o bull market que se seguiu? Todas?

Quantas lendas dos investimentos se transformaram em permabears (pessimistas permanentes) porque deixaram de conseguir reconhecer que os mercados mudaram com o passar do tempo?

Muitos profissionais do investimento que trabalham na indústria há muitos anos continuam a cometer os mesmos erros uma e outra vez.

17. Estar sempre certo é sobrestimado. Ganhar dinheiro é mais importante do que estar certo.

As previsões têm mais a ver com o ego de quem as faz do que com ganhar dinheiro.

18. Há uma grande diferença entre ter muito dinheiro e ser rico. Muitas pessoas que têm muito dinheiro são infelizes. Estas pessoas não são ricas, independentemente de quanto dinheiro têm.

Há muitas pessoas que podem não ter muito dinheiro, mas são ricas devido à sua família, amigos e porque estão satisfeitas com o que têm.

19. O otimismo deve ser a atitude padrão. Entristece-me ver um número cada vez maior de pessoas cínicas e pessimistas a cada ano que passa.

Compreendo que o mundo pode ser um local implacável e que as coisas nunca vão ser perfeitas, mas o investimento é um “jogo” em que os otimistas triunfam.

20. Menos é mais. Ao longo dos anos, já mudei de opinião sobre muitos tópicos relacionados com o investimento. Mas nada me convence que complexo é melhor que simples.

Muitos investidores assumem que complexo significa sofisticado, mas no que diz respeito ao sucesso no investimento, a simplicidade é a verdadeira sofisticação.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais