Voltar
Autoria
Igor Vieira
Igor Vieira

“Um excelente negócio comprado ao preço justo é superior a um negócio razoável comprado barato”

Charlie Munger é conhecido por ser o braço-direito de Warren Buffett e desempenhar o cargo de Vice-Presidente da Berkshire Hathaway ao longo dos últimos 45 anos.

No entanto, para quem o conhece bem, é um intelectual independente com uma abordagem de pensamento multidisciplinar. Essa sua abordagem resulta do facto de ter sido treinado como meteorologista durante a segunda guerra mundial, de se ter formado em direito em Harvard, de ter acumulado muita experiência a gerir negócios e de se ter dedicado ao estudo profundo da psicologia, economia, física, biologia e história. O conhecimento acumulado em diversas áreas permitiu-lhe desenvolver um sistema de modelos mentais múltiplos para facilitar a compreensão e resolução de problemas complexos.

Charlie Munger e Warren Buffett conheceram-se apenas em 1959, apesar de Munger ter trabalhado na mercearia do avô de Buffett quando era jovem. Daí em diante mantiveram-se em contacto e, no início da década de 60, a conselho de Buffett, deixou o exercício da advocacia para se concentrar na gestão de investimentos. Entre 1962 e 1975, geriu a sua própria sociedade de investimentos com uma rentabilidade anualizada de 19,8% (o indíce S&P teve retorno anualizado de 5% no mesmo período). Em meados da década de 70 Munger juntou-se a Buffett na Berkshire Hathaway e em 1978 assumiu o cargo de Vice-Presidente.

Warren Buffet já referiu publicamente, por diversas vezes, que Munger teve uma grande influência na filosofia de investimento da Berkshire Hathaway. Em 1989, na carta anual aos acionistas escreveu o seguinte: “(…) Eu poderia enumerar outros exemplos de compra de ativos simplesmente porque cotavam a preços muito atrativos, mas estou certo que já perceberam o que queria dizer: é muito melhor comprar um negócio excecional a um preço razoável do que comprar um negócio razoável a um preço excecional. O Charlie percebeu isso cedo; eu demoro mais tempo a aprender. Mas agora, quando compramos empresas ou simples participações, procuramos negócios excecionais geridos por equipas de gestão de grande nível”.

Em 2005 foi lançado o livro “Poor´s Charlie´s Almanack”, editado por Peter Kaufman, com o objetivo de reunir discursos, apresentações e a abordagem multidisciplinar de pensamento de Charlie Munger. Para quem pretende ficar a conhecer melhor Charlie Munger, a leitura deste livro é altamente recomendada.

Originalidade de Pensamento

Charlie Munger é também conhecido pela originalidade do seu pensamento e frequentemente citado sobre uma enorme diversidade de temas. Destaco algumas daquelas que me parecem ser as suas melhores reflexões:

  • “Ao longo da minha vida nunca conheci uma pessoa especialista num determinado tema que não passe uma boa parte do seu tempo a ler - nem uma, zero. Ficariam admirados com a quantidade de tempo que eu e Warren passamos a ler. Os meus filhos riem-se de mim. Pensam que sou um livro com duas pernas coladas”.
  • “Passa cada dia a tentar ser um pouco mais capaz do que eras quando acordaste. Dia após dia, e no fim da jornada, se viveres tempo suficiente - como a maior parte das pessoas - vais obter da vida aquilo que tu mereces.”
  • “Todos nós estamos a aprender, modificar ou eliminar ideias a toda a hora.” Eliminar rapidamente as tuas ideias no momento certo é uma das qualidades mais valiosas que podes adquirir. Deves sempre obrigar-te a considerar os argumentos contrários.”
  • “Vejo constantemente pessoas a subir na vida que não são as mais inteligentes, e por vezes nem as mais diligentes, mas que são autênticas máquinas de aprendizagem. Eles vão para a cama todos os dias mais capazes do que quando acordaram e como isso ajuda, particularmente quando tens um longo horizonte temporal à tua frente.”
  • "Muitas pessoas com QI´s elevados são investidores terríveis porque tem temperamentos péssimos. E por isso é que ter um certo tipo de temperamento é mais importante do que ter muita capacidade intelectual. Tu necessitas de manter as tuas emoções básicas irracionais sobre controlo. Tu precisas de paciência, disciplina e da capacidade de aguentar perdas e momentos adversos sem perder a cabeça. Também é necessário ter a capacidade de manter a calma em momentos de sucesso.“
  • “Se não tens a capacidade para aguentar recuos de mercado de 50% duas ou três vezes por século, não tens as características necessárias para investir em ações e mereces os resultados medíocres que vais obter.”

Ao contrário de Warren Buffett, que costuma ser muito cauteloso nos seus comentários públicos, é conhecido por ser muito vocal a expressar as suas opiniões e não ter qualquer problema em proferir afirmações polémicas. Munger, que completa 100 anos no dia 1 de janeiro de 2024, defende-se com o argumento de que na idade dele já não tem que ter preocupações com o que pode ou não dizer em público. Apesar da idade, continua a acompanhar Warren Buffett na conferência anual da Berkshire Hathaway em que respondem a perguntas de acionistas e jornalistas ao longo de aproximadamente seis horas.

The Psichology of Human Misjudgement

Em 1995, na Universidade de Harvard, Charlie Munger deu uma palestra que é considerada por muitos uma obra prima a explicar a forma como os humanos se comportam. A palestra “The Psychology of Human Misjudgement”, traduzida livremente como “A Psicologia dos Erros de Julgamento Humanos”, está disponível no YouTube.

Nesta palestra, Munger explica o seu conceito original de finanças comportamentais, que hoje em dia são um campo de estudo independente. Também destaca a importância de reconhecer padrões para determinar o comportamento humano, tanto racionalmente como irracionalmente. Partilha ainda a sua lista de vinte e cinco causas de erros de julgamento humanos, que contém observações originais, perspicazes e contraintuitivas.

Em 2005, dez anos após a palestra na Universidade de Harvard, com 81 anos, Charlie Munger fez uma revisão e expandiu o seu trabalho original porque considerava que nessa altura o seu conhecimento tinha aumentado. O facto da sua vida já não ser tão agitada dáva-lhe a oportunidade de apresentar um trabalho revisto e não falar apenas com algumas notas de bolso.

Nota: Poderá ler ainda o Ensaio escrito por Emília O. Vieira em 30 de janeiro de 2015 na Vida Económica, “Charles Munger, o Sócio Silencioso”.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais