

A lotaria ovariana
Publicado originalmente a 22 de julho de 2025 por Ben Carlson no blog A Wealth of Common Sense
Na assembleia de acionistas da Berkshire Hathaway, em 1997, Warren Buffett apresentou o seguinte cenário:
“Imagine que lhe foi dado o extraordinário poder de ditar as regras económicas da sociedade, 24 horas antes de nascer. Essas regras durarão muitas gerações.
A única ressalva é que não sabe as circunstâncias em que vai nascer.
Não pode escolher o género, raça, nível de inteligência, atributos físicos ou onde nascerá. Pode ser nos Estados Unidos ou no Afeganistão. A sua família pode ser rica ou pobre. Pode ser saudável como um touro ou ter limitações físicas.
Que tipo de sociedade construiria?”
Buffett afirma que esta lotaria ovariana é "o acontecimento mais importante em que alguma vez vai participar" porque vai ditar onde vive, onde estuda, as suas circunstâncias financeiras, etc.
Algumas pessoas ganham a lotaria, enquanto a outras sai-lhes a fava, sem culpa alguma.
Buffett partilhou então algumas das formas em que ganhou a lotaria ovariana:
“Quando (Charlie Munger e eu) nascemos, as probabilidades de nascer nos Estados Unidos eram de mais de 30 para 1. Só por ganhar essa parte da lotaria, um enorme bónus. Não valeríamos nada no Afeganistão. Estaríamos a dar palestras, ninguém estaria a ouvir. Terrível. Esse é o pior de todos os mundos. Por isso, ganhámos dessa forma. Ganhámos parcialmente na era em que nascemos por sermos homens.
E ganhámos de outra forma por sermos "programados" de uma certa maneira, com a qual nada tivemos a ver, que por acaso nos permite ser bons a avaliar negócios. E, sabem, será esse o maior talento do mundo? Não. Acontece apenas que é algo que compensa loucamente neste sistema.”
Buffett nasceu na situação certa, na altura certa, num sistema que por acaso era perfeitamente adequado às suas forças.
O timing não é a única coisa, mas importa muito em muitos aspetos da vida.
Os "Robber Barons" da Idade Dourada nasceram todos na mesma década — Andrew Carnegie (1835), Jay Gould (1836), John Pierpont Morgan (1837) e John Rockefeller (1839). Quando surgiram no mundo dos negócios, isso coincidiu perfeitamente com o boom industrial pós-Guerra Civil Americana.
Os indivíduos que criaram o computador pessoal para as massas nasceram todos na mesma década também — Bill Gates (1955) e Paul Allen (1953) da Microsoft, juntamente com Steve Jobs (1955) e Steve Wozniak (1950) da Apple.
Se começou a investir no início da década de 1980, entrou no mercado num dos momentos mais oportunos da história, com valorizações de mercado de ações extremamente baixas e taxas de juro extremamente altas (que estavam prestes a descer).
Julian Robertson e Paul Tudor Jones começaram ambos os seus hedge funds em 1980. Stanley Druckenmiller fundou a Duquesne Capital em 1981. Seth Klarman fundou o Baupost Group em 1982. Jim Simons fundou a Renaissance Technologies no mesmo ano. A Bain Capital de Mitt Romney começou em 1984, seguida pela Blackstone de Steve Schwarzman em 1985.
São todos indivíduos supremamente talentosos que trabalharam arduamente, mas que também tiveram um timing fortuito.
A sorte e o timing, bons e maus, fazem parte da vida.
O meu colega Nick Maggiulli partilhou esta estatística alucinante do mercado de ações:

Tradução do tweet: "Se tivesses investido de 1960 a 1980 e batido o mercado 5% a cada ano, terias ganho menos dinheiro do que se tivesses investido de 1980 a 2000 e feito pior que o mercado 5% a cada ano."
Os melhores investidores das décadas de 1960 e 1970 teriam conseguidos retornos inferiores aos de alguns dos piores investidores das décadas de 1980 e 1990 simplesmente devido ao ambiente de mercado.
Analisei os retornos totais ajustados à inflação em 20 anos desde o início de cada década, desde a década de 1930:

Ninguém controla quando o mercado tem um bom desempenho ou quando tem um mau desempenho.¹ É uma questão de sorte.²
O mesmo se aplica ao mercado imobiliário.
Se comprou uma casa antes de 2020 e refinanciou a 3% durante a pandemia, ganhou a lotaria do mercado imobiliário. Se fosse forçado a comprar a mesma casa hoje aos preços e taxas de hipoteca atuais, o seu pagamento mensal seria 2-3x mais elevado.
Os jovens que perderam o bull market imobiliário não fizeram nada de errado. Foi mau timing. As pessoas que compraram uma casa na década de 2010 não eram génios. Tiveram sorte (eu incluído).
Obviamente, algumas pessoas criam a sua própria sorte, boa e má. Certas pessoas seriam bem-sucedidas independentemente do seu ambiente.
Mas vale a pena lembrar que algumas coisas estão completamente fora do nosso controlo. Podemos controlar o nosso esforço e quão arduamente trabalhamos. Grande parte do resto está fora das nossas mãos.
Não se pode ensinar talento e não se pode ensinar timing.
Esta é uma lição que tento ensinar aos meus filhos quando falamos de desporto. Somos quem somos no que diz respeito à genética. Algumas pessoas são inerentemente mais dotados fisicamente
As duas coisas que lhes digo que são as mais importantes no desporto:
1. Dá o teu melhor.
2. Diverte-te.
Às vezes, as coisas correm de uma forma perfeita para nós.
Às vezes, a vida não é justa.
É a vida.
¹É de notar que a sorte envolvida nesta parte da equação também tem a ver com o ponto em que nos encontramos na nossa viagem de investimento. Se começamos a poupar periodicamente durante períodos de fracos retornos, isso é muito bom para o futuro. As pessoas que pouparam durante 20 anos seguidos nas décadas de 1960 e 1970 foram recompensadas com retornos mais altos nas décadas de 1980 e 1990, após anos a construir a sua carteira.
²O período mais recente de 20 anos, de 2005 a 2024, registou retornos reais totais de +339%.