Fazer História por não fazer nada
Artigo da autoria de Morgan Housel, originalmente publicado no blog Collaborative Fund em 4 de janeiro de 2018
Antony Eden tinha acabado de se demitir do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. O seu papel na crise do Canal do Suez destruiu a sua reputação e colocou a economia da Grã-Bretanha em ruínas.
Em The Crown – uma série dramatizada, mas, de uma forma geral, precisa – a Rainha Isabel demonstra compaixão por Eden pela sua experiência com o risco:
“Fazer nada é frequentemente o melhor curso de ação. A História, no entanto, não é feita por aqueles que não fazem nada. Suponho que é natural que homens ambiciosos e determinados queiram ficar na História.”
A primeira frase é fantástica. A segunda está um pouco errada, ainda que intuitivamente esteja correta.
A maior parte da História é feita por aqueles que dominaram a arte de não fazer nada, quando não era necessário fazer nada. Isto é especialmente verdade para os líderes de empresas e investidores. A sua capacidade de não fazer nada pode ser mais importante que a sua inclinação para fazer algo. Só prestamos mais atenção quando fazem coisas porque são mais óbvias e excitantes. A minha ideia básica é que 99% do investimento é não fazer nada; o 1% pode mudar a nossa vida e esse 1% é a única parte visível para os outros e, por isso, é apenas disso que falamos.
É necessário fazer algo que vai contra o consenso para ultrapassar a mediocridade, ou até para nos lançarmos nalgumas áreas. A ousadia, no entanto, raramente faz História nos negócios, muito menos História que perdura na memória das pessoas. O objetivo do capitalismo é alocar a concorrência pelo sucesso, o que significa que as grandes ideias plantam as sementes do seu próprio declínio. Conseguir sobreviver a esse declínio o tempo suficiente para que o juro composto faça algo de significante exige “amortecedores” – em termos de tempo e de dinheiro – para suportar problemas, reagrupar forças e encontrar novas oportunidades. E esses “amortecedores” tendem a surgir de, estrategicamente, não fazer nada de uma forma que acumula dinheiro, previne decisões impulsivas e evita danos reputacionais. Esta é a diferença entre enriquecer e manter-se rico.
As boas estratégias são raramente “preto no branco”. Arriscar muito e ser conservador não são mutuamente exclusivos, e os negócios, e investidores, mais duradouros têm elementos de ambos, habitualmente ao mesmo tempo e frequentemente alimentam-se mutuamente.
Vem, por exemplo, os primeiros tempos da Microsoft. A visão de Bill Gates é das mais ousadas do séc. XX. No entanto, ele arriscou, mas focou-se implacavelmente em minimizar o risco. Gates descreveu como lidava com a gestão do dinheiro:
“Eu tinha esta abordagem incrivelmente conservadora: queria ter dinheiro suficiente no banco para pagar os salários de um ano, mesmo que não entrasse nenhuma receita. Fui fiel a esta estratégia quase sempre.”
É um exercício em equilíbrio: investimentos enormes no futuro da computação por um lado, e acumular muitas obrigações do tesouro por outro. E o fazer nada é tão importante como o fazer algo, porque protege contra as recessões e a concorrência que, se não for repelida, paralisa o fazer algo. Há cemitérios cheios de empresas cuja morte foi causada por não aceitarem esta dissonância cognitiva.
Charlie Munger explicou que algo de similar se passa nos investimentos. A sua filosofia era: “Estuda muitos negócios, não faças quase nenhum.” Combinem estas duas citações:
“No meu portfolio pessoal, já tive durante anos 10 a 12 milhões de dólares em obrigações do tesouro. Só à espera. Muitas pessoas não suportam esperar. É preciso carácter para esperar, com todo aquele dinheiro, e não fazer nada.”
“Os sábios apostam vigorosamente quando o mundo lhes oferece oportunidades. Apostam fortemente quando as probabilidades estão do seu lado. E o resto do tempo, não fazem nada.”
Fazer nada na maior parte do tempo é o que torna possível fazer algo em grande nalguma parte do tempo.
Isto pode fazer sentido no papel, mas é terrivelmente difícil na prática por causa da observação da Rainha: as pessoas querem fazer História e querem fazer algo. É uma tortura mental tentar sincronizar a paciência e a ação decisiva. São habilidades opostas, mesmo que se complementem uma à outra. É por isto que os Munger’s deste mundo são raros. Os seus não-investimentos são tão importantes como os investimentos.
Existe uma versão passiva disto. O dollar cost averaging significa fazer algo ativamente (comprar todos os meses) enquanto que, estrategicamente, não se está a fazer nada (vender na tentativa de conseguir um preço melhor). Nenhum funciona sem o outro, mas, devido à forma como o juro composto funciona, não fazer nada torna-se mais importante no longo prazo do que o ato da compra. Quando ouvimos histórias do casal de idosos investidores que deixaram os seus investimentos crescer ao longo de décadas, estamos a ser testemunhas de pessoas que fazem História porque não fazem nada.
Um par de coisas salta à vista.
Estrategicamente não fazer nada é uma proteção contra um ego perigoso. Tal como Jason Zweig diz, “Acertar uma vez é inimigo de estar certo sempre, em parte porque nos torna excessivamente confiantes, mas ainda mais importante porque nos faz esquecer a forma como o mundo funciona.” A ação constante aumenta as probabilidades de uma sorte ocasional, o que aumenta também as probabilidades de sermos enganados pela aleatoriedade. Dizer não em nome da humildade ou à espera de recompensas maiores ajuda a prevenir isto. É por isso que o day trading é tão difícil.
A atração pela ação constante assume implicitamente que as melhores oportunidades estão constantemente a apresentar-se. É difícil imaginar viver numa bolha maior. Não fazer nada dá-nos opções para fazer algo de diferente no futuro. E as opções podem ser um dos ativos mais valiosos do mundo que está constantemente a mudar e a quebrar as velhas regras.