

7 Coisas Que Devemos Fazer Antes da Chegada do Próximo Bear Market
Artigo da autoria de Gary Mishuris e publicado originalmente em 17 de novembro de 2025 no blog Behavioral Value Investor
Não, não é esse tipo de artigo. Eu não sei quando é que o bear market vai chegar, e o leitor também não sabe.
Poderia recitar uma litania completa de indicadores, desde as valorizações das ações aos spreads de crédito e aos níveis de dívida de margem, que mostram que estamos muito mais perto da ganância extrema nos mercados do que em qualquer outra altura. No entanto, isso não nos diz quando é que as coisas vão inverter.
No entanto, um bear market vai chegar, mais cedo ou mais tarde. E quando chegar, vamos querer estar prontos.
Nos últimos 25 anos, já investi profissionalmente durante dois bear markets. O primeiro foi o crash da bolha Dot Com de 2001-2002, nos meus primeiros dias, quando era um jovem analista na Fidelity. O segundo foi durante a Grande Crise Financeira de 2008-2009, quando era gestor de carteiras noutra empresa. Pelo caminho, também houve inúmeras outras quedas de mercado, mais pequenas.
É provável que o leitor não tenha investido profissionalmente durante um, e muito menos durante dois bear markets a sério. Muitos investidores começaram a comprar ações nos últimos 15 anos, que, se excetuarmos algumas interrupções muito breves, têm sido essencialmente um longo bull market.
Uma vez que a psicologia humana, que alterna entre a ganância extrema e o medo extremo, não mudou muito ao longo das algumas décadas, queremos estar preparados antes que o bear market chegue em força. Por isso, aqui estão sete coisas que precisamos obrigatoriamente de fazer para estar prontos.
1. Escreva o Seu Processo de Investimento
É difícil ser disciplinado se não tivermos 100% de certeza sobre o que significa ser disciplinado. Podemos pensar que sim, mas confiem em mim, no caos de um mercado turbulento, vamos querer ter o nosso processo por escrito.
Depois, quando formos tentados a agir, ou tivermos medo de o fazer, poderemos consultar o nosso processo de investimento escrito e seguir a nossa própria sabedoria, escrito num momento mais calmo, à risca.
Mais do que isso, vamos querer partilhá-lo com outras pessoas que também serão afetadas, quer seja o nosso cônjuge, os nossos clientes ou a nossa administração. Foi exatamente isso que fiz quando fundei a minha gestora e partilhei o Manual do Proprietário da Silver Ring Value Partners com todos os clientes para que todos soubessem claramente as regras básicas. É uma ótima maneira de gerir as expectativas e de nos responsabilizarmos.
2. Não Se Foque nos Retornos de Curto Prazo
Ultimamente, tenho encontrado muitos " investidores" online ansiosos para se gabarem dos seus retornos de curto prazo. Tornou-se até popular para alguns colocar os seus retornos Desde o Início do Ano (YTD) como tagline no LinkedIn.
Posso garantir que muito poucos desses indivíduos, tão ansiosos por se gabarem agora, o farão quando os seus retornos YTD forem -37% em vez de +53%. Isto é simplesmente a natureza humana.
Independentemente disto, o importante para nós é mudar o nosso foco dos resultados de curto prazo, quase aleatórios, para o processo. Devemos avaliar uma coisa: o quão bem estamos a cumprir o nosso processo de investimento escrito. E devemos ignorar o resto.
3. Mantenha em Carteira só os Investimentos Que Não Se Importa de Ver Cair 50%
Em ambientes mais desafiadores, algumas empresas podem ficar bem se os problemas forem curtos, leves ou ambos, mas se estivermos num ciclo negativo longo e profundo, essas empresas podem falir ou, pelo menos, serem seriamente afetadas.
Apenas seremos capazes de ignorar calmamente a turbulência do mercado se tivermos confiança que as oscilações de preços de curto prazo não refletem os fundamentos económicos de longo prazo. Ficar sentado a roer as unhas, a tentar adivinhar se o mercado vai recuperar antes que o investimento vá à falência, não é divertido nem propício a uma boa tomada de decisões.
4. Crie uma Lista de Desejos de Empresas de Qualidade Para Comprar ao Preço Certo
As empresas de qualidade são uma pequena minoria de todas as empresas cotadas, mas ainda há muitas por onde escolher. O problema é que, neste momento, muitas poderão estar sobreavaliadas.
Isso deixa pouca margem de segurança para errarmos e poderá ser uma desvantagem significativa se estas acabarem por ser apenas negócios decentes, em vez de excelentes.
Em vez de nos convencermos que uma valorização elevada é justificada, devemos ser pacientes. Estude as empresas e estabeleça um preço em que são uma compra óbvia. Depois, espere. Acredite em mim, na maioria das vezes, quando as pessoas dizem "Mas a empresa X é tão incrível que nunca mais vai cair até ao preço Y", elas estarão erradas.
5. Tenha Cuidado Com a Dupla Alavancagem: Financeira + Operacional
Alavancagem operacional significa que uma pequena queda nas vendas leva a uma grande queda nos lucros devido a uma percentagem significativa de custos fixos. Pense numa queda de 10% nas vendas que leva a uma queda de mais de 30% nos lucros. A maior alavancagem operacional resulta de uma combinação de custos fixos elevados e margens baixas.
A alavancagem financeira é mais subtil. É claro que podemos exigir que não haja dívida e considerar isso bom. Alguns investidores fazem isso, mas eu acho que isso exclui desnecessariamente muitas empresas onde podemos investir.
A questão é quanto “espaço” existe no balanço de uma empresa em relação aos compromissos bancários ou às necessidades de financiamento quando for forçada a angariar capital. Angariar capital durante um bear market será, na melhor das hipóteses, extremamente caro e, na pior, resultará em perda total.
Se não tiver certeza sobre um balanço específico, simplesmente ignore a empresa. Não queremos entrar num bear market com um monte de empresas alavancadas.
6. Não Tenha Medo de Ter Liquidez (Cash)
"Tempo no mercado > adivinhar do mercado." Sim, sim, todos ouvimos este ditado. A chave é entender quando é que se aplica. Se estiver a deter índices de mercado amplos e planeia investir apenas através deles, então o acima está correto. O dollar cost averaging (custo médio em dólares) é provavelmente a sua melhor abordagem.
No entanto, se estiver a investir numa carteira de títulos individuais, forçar-se a estar totalmente investido impede-o de ser um investidor em valor absoluto.
Portanto, não, não estou a sugerir que adivinhe o mercado. O que faço é deixar que a liquidez seja um resíduo do meu processo de investimento bottom-up. Não vou apontar para nenhum nível de liquidez específico, independentemente de quão caro esteja o mercado em geral, mas também não vou convencer-me a comprar investimentos medíocres.
A matemática da espera é muito tolerante. A perda permanente de capital não o é.
7. Não Compre Demasiado Cedo (mas Compre)
Benjamin Graham comprou no crash do mercado de ações que começou em 1929 demasiado cedo e perdeu muito dinheiro, como é sabido. Por outro lado, há uma forte sensação de "veado encandeado pelos faróis" que provavelmente terá quando as ações continuarem a descer dia após dia. O truque é o equilíbrio.
É aí que o processo de investimento escrito, a lista de desejos de empresas e a carteira inicial de investimentos seguros entram em ação. Se se preparou para o sucesso, agora precisa de se forçar a agir, mas só quando o seu processo lhe disser que deve fazê-lo.
Conclusão
Mesmo que façamos todas estas coisas, um bear market não é fácil. Vamos ser testados e apreciar a citação de Peter Lynch de que o teste de um investidor está no estômago, não no cérebro.
No entanto, ser disciplinado e preparado é a nossa melhor hipótese para superar a próxima tempestade. Se agirmos com sabedoria, poderemos até beneficiar do caos à nossa volta enquanto muitos outros investidores entram em pânico.
Aviso Legal: Isto não representa um aconselhamento financeiro, partilho as minhas opiniões apenas para fins educacionais.












