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TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "Corporate Financial Wellness", EXCERTO DA ASSEMBLEIA ANUAL DE CLIENTES 2022, REALIZADA A 28 DE MAIO.

João Cerejeira: [00:00:03] Eu gostava de falar sobre dois temas que a Emília abordou agora recentemente. Por um lado, a criação de uma legião de investidores em valor e, por outro lado, também o tema da literacia financeira que, como a Emília disse, também é um tema muito, muito relevante para nós. Portanto, começando a falar, só dar aqui umas notas breves sobre o nosso fundo PPR Save & Grow. Foi o primeiro fundo que lançamos, portanto em outubro de 2020 e, no fundo, replica a gestão das nossas carteiras discricionárias, que é o nosso negócio tradicional.

Portanto, está 100% investido em ações e sendo um PPR, e ao contrário do que muita gente pensa, permite resgates a qualquer momento, independentemente do motivo pelo qual esses resgates acontecem, tendo sempre uma menor tributação de mais-valias associadas. Por exemplo, para o horizonte de investimento acima dos oito anos, a taxa de DRS aplicável é de apenas 8,6%, o que compara com uma taxa liberatória de IRS de 28% para os produtos financeiros tradicionais.

Para além disso, é um produto que permite investimentos muito reduzidos. Portanto, qualquer cliente pode abrir uma conta com apenas 1.000 € e é possível fazer reforços a partir dos 100 €. Portanto, é um produto que, no fundo, nos ajudou a democratizar o acesso a este tipo de investimentos e que nos permitiu aumentar também o número de clientes da CASA, como já referi. Aliás, dos 350 que tínhamos há cerca de dois anos para os atuais 3000. Para nós é um primeiro passo na criação de uma legião de investidores em valor, mas que queremos ter muito mais longe do que isto.

João Cerejeira: [00:01:37] Queria também falar um bocado sobre o tema da literacia financeira. Como sabem, os portugueses estão, de uma forma geral, pouco despertos para temas relacionados com isto, como por exemplo, como poupar, onde investir, o poder da inflação, por exemplo, e de juros compostos. De facto, como podem ver no gráfico, Portugal aparece aqui na cauda da Europa, entre os 19 países da zona euro em matéria de literacia financeira, muito atrás, por exemplo, da Espanha, da Grécia, da Itália ou de Chipre. Mas esse é um tema que para nós é muito relevante, como a Emília aliás também já referiu e que temos vindo a combater através de artigos na imprensa, através de entrevistas e dos livros que temos vindo a publicar.

Posto isto, desenvolvemos recentemente esta iniciativa de Corporate Financial Wellness. No fundo, é uma iniciativa que estamos a promover junto das empresas, que permite oferecer aos seus colaboradores uma solução de poupança automática em que uma parte do seu vencimento é diretamente canalizado para o nosso fundo PPR. Este é mais um beneficio flexível, sendo que os colaboradores podem a todo o momento decidir qual é que é a parte do seu vencimento que querem alocar e portanto podem aumentar. Podem diminuir quando quando quiserem.

As componentes que sejam alocadas ao nosso PPR estão sempre isentas de vazio. Portanto, isto representa entre as empresas e os colaboradores, uma poupança de 35%, permitindo assim uma maior eficiência fiscal, o que é uma grande vantagem deste tipo de programas. No nosso caso, em particular, o nosso fundo, estando sempre alocado a ações, permite uma maior rentabilidade à partida das poupanças face aos fundos de pensões ou face aos produtos aos PPR tradicionais, como há vários no mercado, ou para os colaboradores que decidirem aderir.

João Cerejeira: [00:03:29] O processo de criação e gestão da conta na nossa plataforma é sempre digital, sendo depois possível fazer novos reforços, resgates, ver a rentabilidade da conta e, além disso, também podem contactar-nos para transferir outros PPR que eventualmente detenham. E nós fazemos este processo de uma forma simples. Os clientes têm de assinar e nós tratamos da papelada toda, não têm qualquer tipo de custos e não perdem regalias como antiguidade, por exemplo. Não tem impactos fiscais. Portanto, é uma ótima possibilidade também para para quem estiver interessado.

Para as empresas, o programa tem uma integração muito simples, não requer grandes operativas e, além disso, é muito rápida a implementação e não tem quaisquer tipo de custos associados. O nosso programa de Corporate Financial Wellness também visa combater a tal falta de literacia financeira de que já fomos falando. E aqui a CASA propõe-se a participar em eventos corporativos em coordenação com as equipas de recursos humanos das empresas, como conferências, por exemplo, ou webinars ou outros que podem ser decididos um bocado caso a caso.

Aqui, a CASA, para além de obviamente querer comunicar e dinamizar estas parcerias que está a desenvolver, também quer contribuir realmente para melhorar os conhecimentos financeiros dos colaboradores. Como podem ver, aliás, neste neste gráfico, os temas financeiros e monetários são a principal fonte de stress dos colaboradores.

João Cerejeira: [00:04:58] Isto é um estudo da PwC também muito, muito recente. E os temas financeiros aparecem com 54% de peso, que compara, por exemplo, com o peso dos temas relacionados com a saúde de apenas 11% ou do emprego de 18%. Aqui eu queria falar um pouco sobre a OutSystems, que já é um parceiro nosso neste programa de Corporate Financial Wellness. Muitos de vocês provavelmente a conhecer a empresa, é um dos unicórnios portugueses. Tem cerca de 1500 colaboradores no mundo todo, cerca de 850 dos quais estão em Portugal.

Nós fizemos a integração dos nossos sistemas com os da OutSystems, em parceria também com a Mercer, que é a sua gestora de benefícios flexíveis. E há cerca de um mês e meio depois fizemos dois webinar sobre literacia financeira em que contamos com cerca de mais de 300 participantes. Excedemos mesmo as expectativas dos recursos humanos. E no seguimento destes webinars, nós tivemos realmente um forte interesse dos participantes, que nos enviaram várias questões de follow up. Também criaram um grupo de discussão interno sobre literacia financeira e desde então temos recebido vários pedidos regulares de abertura de contas.

Portanto, com este programa, nós, no fundo, queremos dar voz a mais uma citação do Warren Buffett, que é uma pessoa muito querida nesta CASA, como todos sabemos, neste caso: Não poupes o que te sobra depois de gastar, mas gasta o que sobra depois de poupar. E se com isso conseguirmos também poupar nos impostos, melhor ainda. Muito obrigado.

Veja aqui todos os excertos da Assembleia Anual de Clientes 2022:

O NOSSO PROPÓSITO

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: OS 3 PILARES DOS NEGÓCIOS EXCECIONAIS

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: CRESCIMENTO RESULTADOS DAS EMPRESAS

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: PORTFOLIO CONCENTRADO

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: LONGO PRAZO

PROCESSO DE INVESTIMENTO

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