Voltar
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: Portfolio concentrado", EXCERTO DA ASSEMBLEIA ANUAL DE CLIENTES 2022, REALIZADA A 28 DE MAIO.

Emília Vieira: [00:00:05] Ora, tal como disse, para nós, como estes negócios, pelo exatamente, pelo requisito de avaliação, gestão capaz e capacidade de crescimento, são muito poucos os negócios que fazem o nosso universo de empresas é limitado e, portanto, nós teremos sempre que ter um portfólio concentrado. E estamos muito confortáveis com isso, até porque nós, se tivéssemos muitos, não saberíamos muito dessas empresas. E nós queremos saber tudo.

Achamos muito mais importante, e partilhamos aqui a ideia de Keynes, que não foi apenas um economista extraordinário, mas foi um excelente investidor, que é preferível ter um conjunto de negócios mais limitado, mas saber tudo o que se passa com eles do que estar a investir em muita coisa, porque naturalmente se vai cometer muitos mais erros e muitas vezes esses ativos vão acabar por reduzir o retorno global da carteira de investimentos.

Portanto, para nós, achamos que efetivamente o que faz sentido é ter um portfólio concentrado, onde temos alocadas as nossas melhores ideias, onde estamos a colocar o nosso dinheiro e o vosso nas melhores ideias e depois é dedicar o nosso tempo de análise. É muitas vezes mais importante do que estar a analisar empresas novas é  perceber nas apresentações dos resultados e quando surgem notícias, o que é que se passa? Se a nossa tese de investimento mudou e se devemos continuar investidos. Portanto, aqui é uma das linhas mestras da casa. É estar investido em 25 ou 30 empresas extraordinárias, sendo que podem ser 24 ou 30 e uma.

Para quem acha que esta diversificação é curta verão que não é. Porque está mais do que demonstrado. Há muitos estudos que o demonstram, estudos empíricos demonstram que 20 títulos conseguem diversificar, bem escolhidos, a corresponder a 90% da diversificação de mercado. Portanto, e, aliás, nos primeiros anos da CASA de Investimentos onde ultrapassámos, onde estivemos acima do mercado, a carteira era, aliás, mais concentrada.

 

Veja aqui todos os excertos da Assembleia Anual de Clientes 2022:

O NOSSO PROPÓSITO

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: OS 3 PILARES DOS NEGÓCIOS EXCECIONAIS

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: CRESCIMENTO RESULTADOS DAS EMPRESAS

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: PORTFOLIO CONCENTRADO

FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: LONGO PRAZO

PROCESSO DE INVESTIMENTO

CORPORATE FINANCIAL WELLNESS


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais